VALORES MATERIALISTAS, PÓS-MATERIALISTAS, HEDONISTAS E RELIGIOSOS EM ADOLESCENTES

Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro, Sabrina Galvão Figueiredo, Fernanda Ribeiro de Araújo

Resumo


A construção dos valores na adolescência é parte constituinte do desenvolvimento
da identidade e prenúncio do estabelecimento de valores dos
adultos. Com uso da ‘abordagem societal dos valores’, de Pereira, Camino
e Costa (que agrega elementos psicológicos e sociológicos), este estudo
teve o objetivo de avaliar valores em adolescentes estudantes de um município
da Baixada Santista (SP), propondo comparações entre meninos e
meninas. Responderam ao ‘Questionário de Valores Psicossociais’ (QVP-
24) 87 adolescentes. A amostra como um todo apresentou maiores médias
no eixo ‘pós-materialista’ (valores ligados a necessidades mais abstratas
como autoestima, conhecimento, beleza) e baixas médias no eixo ‘materialista’
(valores associados a necessidades básicas como segurança física
e econômica). Houve diferenças significativas nas escolhas de valores do
sistema ‘religioso’ (maiores médias nas meninas e menores nos meninos)
e ‘hedonista’ (maiores médias nos meninos e menores nas meninas), voltados
respectivamente à religiosidade e ao desfrute de prazeres.


Palavras-chave


Valores, valores sociais, teoria societal dos valores, adolescência.

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