A QUESTÃO DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR

Nathalia Costa Leal, Sirlei Ivo Leito Zoccal, Marly Saba, Claudia Renata dos Santos Barros

Resumo


O presente estudo teve como objetivo principal identificar as situações
de gênero no contexto escolar, enfatizando principalmente a atuação do
pedagogo diante desta problemática, bem como o papel exercido pela
família, e suas contribuições. Este não teve como interesse informar ou
‘’rotular’’ o que é certo ou errado, e sim apresentar os pontos de vista de
todas as partes envolvidas no contexto escolar. Assim, por meio de revisão
bibliográfica, analisando o ponto de vista de diversos autores, foram
abordados conceitos e práticas necessárias para possibilitar o professor
e a equipe gestora abordar este tema tão presente dentro de uma escola,
da forma mais natural possível, sempre identificando em documentos
oficiais a obrigatoriedade dessas ações pedagógicas. Também foram abordadas
as possíveis causas de preconceitos dentro da sala de aula. Ciente
de que a criança não nasce “homem” ou “mulher”, ou seja, a construção
do gênero é fundamentalmente sociocultural. Após análise de materiais,
pudemos observar que há questões relevantes relacionadas ao gênero que
precisam ser trabalhadas para redução de episódios de preconceito e discriminação
dentro do ambiente escolar, para a melhoria da educação com
foco na inclusão social.


Palavras-chave


Gênero no contexto escolar; Questão de gênero na escola; Preconceito e Desigualdade de gênero.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.