CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PARFOR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE

ROSANA APARECIDA FERREIRA PONTES, MARIA FLÁVIA MEDEIROS DOS SANTOS

Resumo


Esta pesquisa tematizou a formação inicial de professores em Pedagogia,
em convênio com Plano Nacional de Formação de Professores da Educação
Básica/Programa PARFOR, na Universidade Católica de Santos.
Teve por objetivo principal compreender o processo de transformação da
prática docente de sujeitos que já atuavam em escolas públicas, mas não
possuíam titulação em nível superior, conforme preconiza a atual Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/1996). Caracterizou-
se como uma pesquisa de cunho qualitativo que compreendeu a
coleta de dados por meio da abordagem metodológica denominada Grupo
Dialogal, com fundamentação teórica em Domingues. O Grupo Dialogal
foi formado por dezesseis professoras egressas do curso e foi realizado
em quatro sessões. A transcrição do material verbalizado foi submetida
à técnica da análise de conteúdo, de acordo com Franco. Os resultados
indicaram que o curso de Pedagogia/Programa PARFOR contribuiu significativamente
para a transformação da prática das professoras envolvidos
na pesquisa, em três dimensões: pessoal, didático-pedagógica, e identidade
docente. As participantes concluíram que conseguiram superar a
atuação em sala de aula meramente reprodutiva e mecânica, construindo
uma práxis permeada pela reflexão e pela pesquisa. Consequentemente,
sentiram-se mais autônomas e autoras de seu quefazer pedagógico. Por
fim, a pesquisa considerou que o Programa PARFOR constitui-se em uma
importante política pública para a melhoria da educação brasileira.


Palavras-chave


Curso de Pedagogia. Programa PARFOR. Formação de professores. Prática docente.

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