14 DE ABRIL DE 2016 – UMA ANÁLISE SOBRE OS DISCURSOS NA VOTAÇÃO DO IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF: UM JOGO DE MÁSCARAS E ARTICULAÇÕES POLÍTICAS

Autores

  • JOÃO VICTOR C. CORRÊA UNISANTOS
  • NATÁLIA P. SANTOS UNISANTOS
  • VALDILENE ZANETTE NUNES UNISANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e822

Palavras-chave:

Discurso Político. Impeachment. Representatividade.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo traçar uma análise discursiva dos discursos proferidos pelos deputados federais no ato da votação do impeachment da então Presidente da República Dilma Rousseff. Os discursos utilizados pertencem à parcela vencedora da votação, e dentro dessa amostra, aqueles que pertencem à Bancada Evangélica, por conta do vasto material para análise. O estudo foi feito a partir da pesquisa quantitativa que deu conta do levantamento dos dados e da análise discursiva com as noções de enunciação de Emile Benveniste e das noções de discurso político de Patrick Charaudeau, que nos fizeram perceber o forte traço de subjetividade nos discursos. Esta marca se dá a partir da presença constante do “eu”, a falta de impessoalidade e as construções dos ethos como um recurso de legitimação e credibilidade do discurso. Foi feito um levantamento de como funciona a casa que sediou a votação, que é a Câmara dos Deputados e como se dá a articulação política para a combinação dos votos. Como resultado, pudemos destacar o agrupamento dos deputados por suas justificativas na votação do processo, sendo que temas não relacionados diretamente às questões legais do impeachment, como família, futuro e religiosidade ficam à frente numericamente do tema “crime de responsabilidade” e outros relacionados diretamente ao tema da votação. Como desdobramento, foi possível mapear qual construção de ethos o locutor desejava para melhor articular sua imagem política.

Biografia do Autor

JOÃO VICTOR C. CORRÊA, UNISANTOS

Licenciado em Letras - Português/Inglês pela Universidade Católica de Santos.

NATÁLIA P. SANTOS, UNISANTOS

Licenciada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Católica de Santos.

VALDILENE ZANETTE NUNES, UNISANTOS

Professora dos cursos de Licenciatura em Letras, Pedagogia, Tradução e Relações Internacionais da Universidade Católica de Santos. Coordenadora Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão do Centro de Ciências da Educação e comunicação da Universidade Católica de Santos. Licenciada em Letras - Português/Inglês pela Universidade Católica de Santos. Mestre em Língua Portuguesa pela PUC/SP.

Downloads

Publicado

2018-08-29