CORREDOR CULTURAL MARTIM AFONSO: REABILITAÇÃO URBANA DO CENTRO DE SÃO VICENTE

Autores

  • Thamires Domingues de Oliveira UNISANTOS
  • Mônica Antonia Viana PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e823

Palavras-chave:

Reabilitação Urbana. Intervenção em Centros Urbanos. Centro de São Vicente. Corredor Cultural Martim Afonso. Praça Barão do Rio Branco.

Resumo

Os centros urbanos surgiram devido às heranças históricas ou econômicas, caracterizando-se como áreas multifuncionais, com maior concentração de atividades econômicas, boa acessibilidade e intenso fluxo de pessoas e veículos. Tendo em vista o crescente interesse em função da importância dos centros urbanos para as cidades brasileiras, o presente artigo tem como temática a Reabilitação Urbana no Centro de São Vicente, no litoral do estado de São Paulo. O projeto proposto baseia-se na análise do entorno e nas necessidades da área central, buscando melhorar a qualidade das estruturas urbanas e dos espaços públicos, em especial das vias e praças existentes no Centro. Proporcionar assim, melhor acessibilidade e um novo desenho urbano, visando o bem-estar dos moradores, comerciantes e visitantes que utilizam esse espaço. A proposta principal do plano urbanístico é a criação de um corredor cultural que possa reabilitar os espaços de lazer e cultura no eixo da rua comercial denominada Martim Afonso. Criar assim, uma efetiva integração entre as praças existentes no circuito centro-orla da praia, com a valorização dos espaços públicos, dos pontos turísticos e de relevância histórica. Dentro do plano urbanístico proposto, o objeto principal do projeto de intervenção é a Praça Barão do Rio Branco, levando em consideração todo o contexto histórico e a sua importância para o município de São Vicente e região da Baixada Santista.

Biografia do Autor

Thamires Domingues de Oliveira, UNISANTOS

Graduada no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Santos em 2017.

Mônica Antonia Viana, PUC-SP

Doutora em Ciências Sociais pela PUC SP, mestre pela FAUUSP e graduada pela FAU PUC Campinas. Professora e consultora na área de Planejamento Urbano e Regional, lecionando no curso de Arquitetura e Urbanismo da UniSantos e líder do grupo de pesquisa Observatório Socioespacial da Baixada Santista - Observa BS.

Downloads

Publicado

2018-08-29