A EDUCAÇÃO DO FUTURO: O DIREITO

Autores

  • Camilla Isabely Gomes da Silva UFCG

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e827

Palavras-chave:

Educação, Pensamento Complexo, Transdisciplinaridade, Direito, Direitos Humanos.

Resumo

A Ciência do Direito, como definida por Kelsen, distancia-se da realidade humana e, com a reformulação da estrutura curricular, almejou-se a humanização dessa ciência. Por meio de uma pesquisa fundamentada no método complexo, propõe-se apresentar um novo ensino do Direito, voltado à condição humana, como defendido por Morin, de forma a compreender a complexidade humana. Como exemplo da possibilidade de humanização do Direito, apresenta-se um de seus ramos, os Direitos Humanos, que advêm de uma situação degradante da ideia de condição humana. Assim, o Direito, como ciência, pode reaproximar-se do humano ao qual lhe dá causa, a fim de que atrocidades institucionalizadas como as ocorridas durante a 2ª Guerra Mundial não venham a ocorrer novamente. Esse novo ensino poderá resultar em uma formação cidadã do operador do Direito, podendo este ser um agente transformador da sociedade.

Biografia do Autor

Camilla Isabely Gomes da Silva, UFCG

Bacharela em Direito pela UFCG; Pós-Graduanda em Direito Penal e Processo Penal pela UFCG e Membro do Grupo de Estudos Edgar Morin (GEEM).

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Publicado

2018-08-29