COOPERAÇÃO ACADÊMICA NO ESPAÇO LUSÓFONO
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2019.e879Palavras-chave:
CPLP, cooperação, Ensino Superior.Resumo
Com objetivo de contribuir para a cooperação entre países do espaço lusófono
na área acadêmica, este artigo apresenta dados referentes ao trabalho
desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania, da Universidade
Católica de Santos, em três áreas do conhecimento: Comunicação,
Nutrição e Relações Internacionais, por meio de estudo comparado
entre três Instituições de Ensino Superior da Comunidade dos Países de
Língua Portuguesa: Universidade Católica de Santos (Brasil), Universidade
Católica Portuguesa (Portugal) e Universidade Eduardo Mondlane
(Moçambique). Em meio às dificuldades para o levantamento dos dados,
compreendeu-se o silêncio como constitutivo do sentido. Portanto, o resultado
da iniciativa transdisciplinar aponta para reflexão dos acadêmicos
sobre necessária dinamização de convênios entre as Instituições de Ensino
Superior dessa Comunidade que, embora distanciadas geograficamente,
podem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural
dos Estados membros, se vencidas determinações políticas e históricas
inscritas no silêncio.
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