A INTERDISCIPLINARIDADE DOS SABERES DOCENTES NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Ana Virgínia de Almeida Carrasco

Resumo


O trabalho trata da interdisciplinaridade dos saberes docentes do professor-enfermeiro e dos graduandos de Enfermagem, nos estágios curriculares supervisionados. Tem como objetivo, identificar o processo de desenvolvimento dos saberes docentes pelo professor-enfermeiro, no decorrer dos estágios curriculares supervisionados, pertinentes à formação dos graduandos de Enfermagem. Com base nos fundamentos de Freire, Franco, Pimenta, Anastasiou, entre outros, traz resultados da pesquisa realizada com os professores-enfermeiros universitários, na Baixada Santista. Os resultados mostram que os profissionais utilizam os saberes docentes (experiência, conhecimentos e pedagógicos), mobilizados e articulados, desde a reflexão dos conceitos até o desenvolvimento de pesquisas científicas. Utilizam algumas estratégias: científicas, tecnológicas, sociais, políticas, trabalho em equipe, cenário prático, autonomia e formação permanente. Identificam-se pelo diálogo, conquista, reconhecimento profissional e transformação social. O professor-enfermeiro é mediador e pesquisador do processo de cuidar, ensinar e aprender com o outro.


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