OUVIR PARA INTERAGIR: A ANÁLISE DO DISCURSO DE UNIVERSITÁRIOS SOBRE A INICIAÇÃO À PESQUISA A DISTÂNCIA

Autores

  • Paulo Ângelo Lorandi Universidade Católica de Santos

Resumo

Cada vez mais a exigência de cientificidade na formação das profissões ganha corpo. Apreender como os alunos ingressantes na graduação universitária concebem e valorizam a ciência é importante para o planejamento educacional no ensino superior. Conhecer o saber acumulado do aluno também é importante de per si e, mais ainda, quando a relação pedagógica se dá por EAD. O presente trabalho traz resultados da pesquisa realizada sobre a percepção dos alunos acerca da conceituação da cientificidade na disciplina Metodologia da Pesquisa, ministrada a distância no curso de Farmácia, entre outros. A metodologia empregada foi a do Discurso de Sujeito Coletivo. Os resultados mostraram que os alunos são coerentes com os condicionantes históricos do processo educacional brasileiro, no qual há pouca valorização do sujeito construtor do conhecimento.

Palavras chave: educação a distância; comunicação virtual; tutoria; proposta pedagógica

Biografia do Autor

Paulo Ângelo Lorandi, Universidade Católica de Santos

Doutor em Educação (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação e em cursos da Graduação da Universidade Católica de Santos

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Publicado

2013-08-29