Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Univeraidade Católica de Santos
  • Maria Regina Guarnieri Universidade Estadual Paulista - Campus de Rio Claro

Palavras-chave:

Formação de Professores, Didática, Planos de Ensino.

Resumo

A presente investigação teve por perspectiva compreender como a Didática tem sido interpretada por professores que atuam com esta disciplina nos cursos de licenciatura. Partimos do pressuposto de que ainda há muitas controvérsias e contradições na consideração do estatuto epistemológico da Didática, e que este objeto de conhecimento encontra-se em constante revisão pelos profissionais da área. Inicialmente fomos buscar indícios nos planos de cursos; no entanto, essa busca nos colocou em uma situação de perplexidade, de indefinição e trouxe à tona problemas mais estruturais que, em um primeiro momento, nos impediu a utilização pura e simples dos conteúdos dos planos. Analisamos 76 planos de ensino, alocados em instituições de diferentes estados brasileiros, de diferentes tipos de instituição. A diversidade foi tão grande que nos levou a caracterizar esse estudo como exploratório e a nos indicar a pertinência de analisá-los na perspectiva de “facetas”. Para aprofundar a compreensão da temática, entrevistamos os professores e realizamos dois grupos focais com docentes de Didática. Triangulando a análise dos planos com as reflexões a partir das entrevistas, das falas no grupo focal e, ainda, dos dados de observação da prática docente, colocamos em questões algumas compreensões, ainda que prévias e que demandarão uma pesquisa mais aprofundada

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Franco, M. A. S., & Guarnieri, M. R. (2012). Disciplina de Didática: um estudo exploratório a partir dos planos de ensino. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 3(5), 26–55. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/151