CIBERCULTURA: REDES EDUCATIVAS E PRÁTICAS COTIDIANAS

Autores

  • Rosemary Santos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Edméa Oliveira Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Professor

Palavras-chave:

cibercultura, docência, tecnologias digitais, redes educativas, s

Resumo

 

Os estudos sobre a docência na contemporaneidade inspirados em práticas e processos da cibercultura articulam áreas da educação, da comunicação e das tecnologias digitais. Importantes transformações acontecem no âmbito da educação com os usos das tecnologias em rede nas cidades e no ciberespaço, especialmente quando consideramos aspectos como a interatividade, a autoria e a colaboração. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é problematizar algumas questões a respeito da cultura contemporânea, como rede educativa. Mais do que isso, desejamos investigar como os fenômenos sociotécnicos e culturais mediados pelas tecnologias digitais em rede trazem implicações para os processos de aprendizagem e docência.

Palavras-chave: cibercultura, docência, tecnologias digitais, redes educativas

 

Biografia do Autor

Rosemary Santos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC) da linha Cotidianos, redes educativas e Processos curriculares. (UERJ)

Professora de Pós-Graduação em Informática Aplicada a Educação - UERJ

Professora da Rede Municipal de Educação em Duque de Caxias

Tutora de Educação a distância

Edméa Oliveira Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Professor

Professora do PROPED - Programa de Pós-graduação em Educação da UERJ. Atua na área da Cibercultura e Educação, Informática na Educação nos cursos de Pedagogia presencial e a distância da UERJ no DEAE. Graduada em Pedagogia pela UCSAL - Universidade Católica do Salvador, Mestre e Doutora em Educação pela FACED/UFBA - Universidade Federal da Bahia. Participou dos grupos de Pesquisa GEC e FORMACCE durante o período do mestrado e doutorado. Em 2006 foi pesquisadora do LIC e professora visitante no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juíz de Fora - UFJF.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Santos, R. S., & Santos, E. O. (2012). CIBERCULTURA: REDES EDUCATIVAS E PRÁTICAS COTIDIANAS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(7), 159–183. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/226