Capacitação Profissional na Polícia Militar do Estado de São Paulo

Autores

Palavras-chave:

Polícia Militar do Estado de São Paulo, Sistemas Produtivos, Educação Corporativa, Gestão de Competências,

Resumo

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), por meio do Sistema de Ensino Policial-Militar (SEPM), é responsável pela capacitação de todos os profissionais que atuam sob sua responsabilidade, ou seja, mais de noventa mil profissionais que atuam em 545 unidades, distribuídas em todo o Estado. Esse artigo tem por objetivo descrever, por meio de pesquisa bibliográfica, como ocorre o processo de educação continuada no contexto desse sistema educacional. Foi identificado embora haja várias ações visando a educação continuada dos profissionais, há a ausência de uma matriz que explicite as competências demandadas pelos vários quadros profissionais as quais poderiam contribuir, de forma mais efetiva, para que houvesse maior eficiência da gestão do conhecimento na Instituição.

Palavras-chave: Polícia Militar do Estado de São Paulo. Sistemas Produtivos. Educação Corporativa. Gestão de Competências.

Biografia do Autor

José Roberto Rosas Júnior, Centro Paula Souza

Possui graduação em Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Barro Branco (1989), graduação (Bacharelado) em Ciências Jurídicas e Sociais - Universidade Metropolitana - UNIMESP (1993), Diplomado pela Associação da Escola Superior de Guerra/ São Paulo (2001), pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (2003). Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Aperfeiçoamento e Estudos Superiores - Coronel PM Nelson Freira Terra. Mestre no Programa de Gestão em Tecnologia e Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza.

Celi Langhi, Centro Paula Souza

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional na Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Professora da FATEC Ipiranga. Professora do MBA em Liderança e Gestão Organizacional da Franklin Covey Brasil.Professora do MBA em Desenvolvimento do Potencial Humano da Vital Smarts. Professora do MBA em Gestão de Projetos do Centro Paula Souza. Líder do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem - projeto aprendizagem organizacional, educação corporativa e aprendizagem significativa. É professora universitária há mais de 30 anos, atuando nas disciplinas: Educação Corporativa; Gestão de Equipes; Avaliação de Desempenho; Administração e Gestão de Pessoas; Desenvolvimento de Talentos; Criatividade; Tecnologias na Educação Profissional; Metodologia Científica; Psicologia da Educação; Didática; Metodologias de Ensino; Clima Organizacional; e Treinamento, Desenvolvimento e Educação. Diretora da Infolearning Projetos Educacionais Ltda, onde atua com empresas de vários segmentos no que diz respeito à criação, planejamento, desenvolvimento e aplicação de programas que visam o preparo de profissionais para atuarem com a transformação digital. Coordenou programas de educação organizacional; educação de executivos; gestão do conhecimento; gestão de projetos educacionais; e produção de material didático para desenvolvimento profissional (presencial e a distância). Ministrou cursos e palestras no Brasil e no exterior sobre Liderança e Gestão Organizacional, Desenvolvimento do Potencial Humano, Gestão do Conhecimento, Gestão por Competência, Gestão de Carreiras, Gestão de Projetos de Ensino a Distância; e Produção de Material Didático para Cursos a Distância. É autora de mais de 10 livros.

Helena Gemignani Peterossi, Centro Paula Souza

Bacharel (1968) e Licenciada (1969) em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.Mestrado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979) e Doutorado em Educação (área de Metodologia do Ensino) pela Universidade Estadual de Campinas (1992). É professora titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza ( Faculdade de Tecnologia de São Paulo). Desde 2001, Coordena a Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa e os Programas de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento de Sistemas Produtivos e em Educação Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Técnico e Tecnológico, atuando principalmente nas seguintes áreas: planejamento e administração acadêmica, políticas públicas, projetos institucionais, formação de professores, educação a distância e educação profissional.

 

Referências

ALBUQUERQUE, L. G. de. A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Coord.). As pessoas nas organizações. São Paulo: Editora Gente, 2002.

AMADEU, Edward. Artigo: Falta de mão de obra qualificada. [n.d.]. Disponível em: <http://www.direcionar.com.br/index.php/falta-mao-de-obra/>, acesso em 03 de abr., 2014.

BACON, Francis. 1597. Meditations Sacrae and Human Philosophy. Disponível em: Acesso em 03 de abr., 2014.

BARCELOS, Mary A. das N. Dissertação: A Análise Ergonômica do Trabalho como Ferramenta para a Elaboração e Desenvolvimento de Programas de Treinamento” Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/77106.> Acesso em 03 de abr., 2014.

BRASIL, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). Índice de Desenvolvimento Humano Brasileiro (2013). Brasília. Disponível em: < http://www.pnud.org.br/arquivos/idhm-brasileiro-atlas-2013.pdf.> Acesso em 17 de dezembro de 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2004.

DAVENPORT, Thomas H., PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. 14ª ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2003.

DRUCKER, P., The Landmarks of Tomorrow [s.l.: s. n.], 1959.

EBOLI, Marisa (Org.). Coletânea Universidades Corporativas: educação para as empresas do século XXI. São Paulo: Schmukler Editores, 1999.

ERAUT, Michael. Título: Riqueza Invisível. Entrevista concedida à revista VOCÊ S/A. Ed. 166, abr. 2012.

FISCHER, A. L. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (Coord.). As pessoas nas organizações. São Paulo: Editora Gente, 2002.

JOB, Fernando P. Pereira. Dissertação: Os Sentidos do Trabalho e a Importância da Resiliência nas Organizações. São Paulo: EAESP/FGV, pág. 237p. 2003. Disponível em: <http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/2535/71441.PDF?sequence=2>, acesso em 03 de abr., 2014.

MEISTER, Jeanne C. Educação Corporativa. A Gestão do Capital Intelectual através das Universidades Corporativas. São Paulo. Editora Makron Books, 1999.

MENEZES, Simone G. Universidade Corporativa: Uma Educação Estratégica. 2012. Disponível em: <http://abt-br.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=309>, acesso em 03 de abr., 2014.

OLIVEIRA, D. de P. R. de. História da administração: como entender as origens, as aplicações e as evoluções da administração. São Paulo: Atlas, 2012.

PROST, Gilbert. Gestão do Conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. São Paulo: Bookman, 2002.

SÃO PAULO. Boletim Geral PM nº 39, de 28 de fev., 2012.

SÃO PAULO. Decreto nº 40.536, de 12 de dez. Institui o Programa Permanente da Qualidade e Produtividade no Serviço Público, 1995.

SÃO PAULO. Decreto nº 53.963, de 21 de jan. Institui, no âmbito da Administração Pública Estadual, a Política de Gestão do Conhecimento e Inovação e dá providências correlatas. 2009. Disponível em: <http://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2009/decreto%20n.53.963,%20de%2021.01.2009.htm, acesso em 03 de abr., 2014.

SÃO PAULO. Decreto nº 54.911, de 14 de out., que regulamenta a Lei Complementar nº 1.036/08. 2009.

SÃO PAULO. PMESP. I-22-PM. Publicado no Boletim Geral PM nº 39, de 28 de fev., 2012.

SÃO PAULO. PMESP. Sistema de Gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo – GESPOL, 2ª edição, Imprensa Oficial do Estado (IMESP), dez., 2010.

SÃO PAULO. Polícia Militar do Estado de São Paulo. Boletim Geral PM nº 74, de 15 de abr., 2010.

SILVA, Airton A. da, major PM. Criação do Centro de Ensino a Distância na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Tese apresentada no Curso de Superior de Polícia CSP-I (Programa de Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública). 2006.

SILVEIRA, André Stein da. A Educação Corporativa e suas contribuições para o desenvolvimento humano. Tese. Disponível em , acesso em 03 de abr., 2014.

Downloads

Publicado

2021-03-21