Trabalho e Educação: instrumentos de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade

Autores

  • Marilia Macorin de Azevedo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
  • Lea Rossi Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa
  • Senira Annie Ferraz Fernandes Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1039

Palavras-chave:

Educação Profissional, Pessoa com Deficiência, Análise de Conteúdo

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, na concepção de Pessoas com Deficiência (PcD) egressas de formação profissional, a contribuição dessa formação para sua inclusão no mundo do trabalho. Foi realizada pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa de corte transversal. Os procedimentos foram: pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Roteiro semiestruturado de entrevistas foi o instrumento aplicado na coleta de dados. Foram realizadas 28 entrevistas com PcD egressas da formação profissional do SENAI/SP e aplicada a técnica de análise de conteúdo. O software NVivo 12 foi utilizado na análise dos dados. Os resultados indicam que, na concepção dos egressos, a formação profissional possibilita a descoberta de suas capacidades e potencialidades; permite que sejam produtivos, interajam no ambiente de trabalho e contribuam com a sociedade, sentindo-se incluídos. Constatou-se que houve impactos positivos na vida de todos os sujeitos, relacionados ao resgate de valores como autoestima, autonomia e cidadania.

Palavras-chave: Educação Profissional. Pessoa com Deficiência. Análise de conteúdo.

Biografia do Autor

Marilia Macorin de Azevedo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa

Doutora em Engenharia
Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa do Centro Paula Souza

Lea Rossi, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza Unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional – Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Senira Annie Ferraz Fernandes, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Doutora em Educação - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Azevedo, M. M. de, Rossi, L., & Fernandes, S. A. F. . (2021). Trabalho e Educação: instrumentos de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 136–158. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1039