EDITORIAL

Dossiê: Formação de Professores: pedagogia, crescimento emocional e paixão docente

Autores

  • Irene Jeanete Lemos Gilberto Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

políticas públicas educacionais; educação e saúde; tecnologias digitais; educação inclusiva; processos formativos.

Resumo

Síntese dos artigos que compõem o Dossiê: Formação de Professores: pedagogia, crescimento emocional e paixão docente, coordenado pelos professores doutores, Pedro Demo (UnB), Renan Antônio da Silva (Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS) e Maria Cecília de Souza Minayo (FIOCRUZ)

Biografia do Autor

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade Católica de Santos

Doutorado em Letras (USP). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos. Editor Responsável pela Revista Eletrônica Pesquiseduca.

Referências

AGUIAR, Renan Nunes; PEREIRA, Mônica Cecília Santana; BORGES, Ana Paula Oliveira; SILVA, Renan Antônio da; NASCIMENTO, Lilian Cristina Gomes do. Ptophobia no cotidiano de pessoas idosas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.122-135, jan.-abril 2021.

AZEVEDO, Marília Macorin de; FERNANDES, Senira Annie Ferraz; ROSSI, Lea. Trabalho e Educação: instrumentos de inclusão da pessoa com deficiência na sociedade. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.136-158, jan.-abril 2021.

BANDEIRA, Marconde Ávila; OLIVEIRA, Ney Cristina Monteiro de; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. Programa Saúde na Escola: interdisciplinaridade e intersetorialidade. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. 340-355, jan.-abril 2021.

BANDEIRA, Marconde Ávila; MILÉO, Irlanda do Socorro de Oliveira. School Health Program: interdisciplinarity and intersectoriality. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.356-371, jan.-abril 2021.

CUNHA, Arielly Kizzy; BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos; SILVA, Alexander Vinicius Leite da. Assertive use of transmedia storytelling and Information and Communication Technology as tools to foster learning. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. 210-222, jan.-abril 2021.

CUNHA, Arielly Kizzy; BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos; SILVA, Alexander Vinicius Leite da. Uso assertivo de narrativas transmídia e de tecnologias da informação e comunicação como ferramentas para fomento da aprendizagem. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.223-235, jan.-abril 2021.

DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Formação de Professores: pedagogia, crescimento emocional e paixão docente. Apresentação do Dossiê. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. 10-13, jan.-abril 2021.

DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da. Obviedades não óbvias da Educação: entre socialização e rebeldia. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.14-31, jan.-abril 2021.

DEMO, Pedro; SILVA, Renan Antônio da; MINAYO, Maria Cecília de Souza. Vieses manhosos de uma academia que acha não os ter. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. 32-65, jan.-abril 2021.

DINIZ, Camila Castro; MOARES, Lélia Cristina Silveira de. Coordenador pedagógico escolar e itinerante: o que nos revela a realidade maranhense sobre a formação e atuação. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.266- 283, jan.-abril 2021.

FERNANDES, Fabiana Parpinelli Gonçalves; AMADEU, Claudia Vicci; SILVA, Renan Antônio da; NASCIMENTO, Lilian Cristina Gomes do. Políticas públicas educacionais de tecnologias digitais: revisão bibliográfica e pesquisa documental. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. 159-176, jan.-abril 2021.

GONÇALVES, Adriana De Marchi; KANAANE, Roberto. A prática docente e as tecnologias digitais. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.256- 265, jan.-abril 2021

GUIMARÃES, Dalila Viana; QUIXABEIRA, Alderise Pereira; CARVALHO, Bárbara Araújo; FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. A presença do aluno com deficiência no sistema regular de ensino: mitos, estigmas e preconceitos. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. p.89-106, jan.-abril 2021.

LANGHI, Celi; FERNANDES, Senira Anie Ferraz; PETEROSSI, Helena Gemignani; LOPES, Regina Rogick. Educação profissional e linguagens: ensino de línguas para fins específicos. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. 300 -309, jan.-abril 2021.

LEHFELD, Lucas de Souza; CONTIN, Alexandre Celioto; SIQUEIRA, Oniye Nashara; BARUFI, Renato Britto. A (hiper)vulnerabilidade do consumidor no ciberespaço e as perspectivas da LGPD. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.236-255, jan.-abril 2021.

MONNAZZI, Ricardo Nogueira; SILVA, Juvêncio Borges; CIRINO, Luís Felipe Ramos; SILVEIRA, Ricardo dos Reis. A democracia e a cidadania ativa no Brasil: uma análise crítica à luz da teoria democrática de Giovanni Sartori. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.66-88, jan.-abril 2021.

NUNES, Patrícia Oliveira Crespo; CANTO, Camila Gonçalves Santos do; RODRIGUES, Ana Cristina da Silva. O lúdico como ferramenta de aprendizagem da leitura e escrita. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.284-299, jan.-abril 2021.

QUIXABEIRA, Alderise Pereira da Silva; ABRÃO, Ruhena Kelber. Uma análise da produção do conhecimento em periódicos da Educação Física: o corpo em destaque (2012-2018). Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.372-384, jan.-abril 2021.

ROSAS JÚNIOR, José Roberto; LANGHI, Celi; PETEROSSI, Helena Gemignani. Capacitação profissional na polícia militar do estado de São Paulo. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.325-339, jan.-abril 2021.

SILVA, Isabely Melo da; PEREIRA, Helaina de Fátima Vinhas; ANDRADE, José Antônio Araújo. Práxis docente no ensino de Matemática: construções de sentido a partir da mediação com tirinhas. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. 310-324, jan.-abril 2021.

SILVA, Juvêncio Borges da; ALVES, Felipe Freitas de Araújo; APPROBATO, Ana Patrícia Ribeiro; AMARAL, Humberto Gomes. Aspectos das políticas públicas na promoção da igualdade racial: conquistas e desafios. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.107-121, jan.-abril 2021.

VARGAS, Thaís Conte; BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos. Comparative analysis between brazilian and canadian eletronic democratization: the Dialoga Brazil and Suggest a Dataset. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.177-192, jan.-abril 2021.

VARGAS, Thaís Conte; BIZELLI, José Luís; CRUZ, José Anderson Santos. Análise comparativa entre a democratização eletrônica brasileira e canadense: o Dialoga Brasil e o Suggest a Dataset. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p.193-209, jan.-abril 2021.

VICENTE, Aparecido Renan; SANTOS, Paola Alves Martins dos; LEÃO, Andreza Marques de Castro; CARLO, Diene Monique. Desafios da educação infanto-juvenil: os efeitos da COVID-19. Rev. Eletrônica Pesquiseduca. Santos: Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica de Santos, V.13, N. 29, p. 385-397, jan.-abril 2021.

Downloads

Publicado

2021-03-21