Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil
Palavras-chave:
infância, educação infantil, desenvolvimento musicalResumo
Este artigo apresenta um relato de experiência de aulas de Música em uma escola de educação infantil, o CMEI “Menino Jesus”. Partindo da premissa de que a capacidade musical se desenvolve através da interação com o ambiente, buscamos discutir a importância e a necessidade da educação musical na educação infantil, como parte da formação global da criança. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram tratadas algumas questões acerca do ensino/aprendizagem de Música nos anos iniciais da escolaridade. Do cotidiano da experiência relatada, em articulação com a literatura sobre o tema, apresentamos resultados de atividades musicais realizadas com crianças entre 0 e 5 anos. Como perspectiva para pensar a música na educação infantil, apontamos a necessidade de um diálogo dos saberes pedagógico-musicais cotidianos das professoras da educação infantil com sua formação acadêmica inicial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.