Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil

Autores

  • Rebeca Vieira de Queiroz Almeida
  • Rodrigo Serapião Batalha

Palavras-chave:

infância, educação infantil, desenvolvimento musical

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência de aulas de Música em uma escola de educação infantil, o CMEI “Menino Jesus”. Partindo da premissa de que a capacidade musical se desenvolve através da interação com o ambiente, buscamos discutir a importância e a necessidade da educação musical na educação infantil, como parte da formação global da criança. Por meio de uma revisão bibliográfica, foram tratadas algumas questões acerca do ensino/aprendizagem de Música nos anos iniciais da escolaridade. Do cotidiano da experiência relatada, em articulação com a literatura sobre o tema, apresentamos resultados de atividades musicais realizadas com crianças entre 0 e 5 anos. Como perspectiva para pensar a música na educação infantil, apontamos a necessidade de um diálogo dos saberes pedagógico-musicais cotidianos das professoras da educação infantil com sua formação acadêmica inicial.

Downloads

Publicado

2011-09-26

Como Citar

Almeida, R. V. de Q., & Batalha, R. S. (2011). Desenvolvimento Musical de crianças: uma experiência com alunos de uma escola de Educação Infantil. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 2(04), 281–289. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/114