Abordagem CTS no ensino de Ciências: um estudo a partir de Teses e Dissertações

Autores

  • Jonise Marques de Oliveira UFMT
  • Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira UFMT

Palavras-chave:

CTS. Ensino de Ciências. Formação docente

Resumo

O enfoque Ciência–Tecnologia-Sociedade (CTS) tem permeado o contexto das pesquisas brasileiras em Educação em Ciências. Nessa perspectiva, este artigo teve como objetivo identificar, descrever e analisar as produções sobre o ensino de Ciências (EC) com foco na abordagem CTS, no período de 2014 a 2019. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, na qual foram sintetizados 34 trabalhos. Os principais resultados das pesquisas indicam a viabilidade da implementação do enfoque CTS no EC. Em contrapartida, há algumas limitações que ainda precisam ser considerados como a adoção de uma abordagem contextualizada dos conteúdos, diversidade de estratégias e recursos didáticos, formação docente, mudança na postura do professor e dos alunos. 

Biografia do Autor

Jonise Marques de Oliveira, UFMT

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995), Mestrado em Ensino de Ciências Naturais (Área de Concentração: Ensino de Biologia) pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021). Atualmente é professora-Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ensino de Ciências Naturais.

Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira, UFMT

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (1997), Mestrado em Genética e Melhoramento Animal pela UNESP - campus de Jaboticabal (2000) e Doutorado em Ciências (Genética) pela USP - Universidade de São Paulo (2005). É Professora Associada II da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá. Atualmente ocupa a função de Coordenadora de Tutoria dos cursos de Graduação EaD/ UAB/ UFMT. É credenciada no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais (PPGECN) e no PROFBio - Mestrado Profissional em Rede.

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Publicado

2022-01-03