O Ideb “transformação” e as escolas premiadas na rede pública de ensino de Divinópolis - Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1297Palavras-chave:
Avaliação institucional, Ideb, políticas de resultadosResumo
Este artigo, recorte de pesquisa científica, de natureza bibliográfica, concerne a três escolas da rede pública de ensino que foram premiadas pelo crescimento progressivo nos resultados alcançados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Este estudo buscou compreender os possíveis fatores associados ao bom desempenho das escolas de um município mineiro. Na abordagem quali/quanti, a análise bibliográfica ressalta a necessidade de compreendermos a valorização da avaliação e seu aprimoramento no âmbito acadêmico. Quantitativamente, analisa os dados capturados por sites eletrônicos das próprias escolas e instituições governamentais. É possível perceber que o índice de cada escola teve crescimento vertiginoso no período recortado na pesquisa. Há certa constância de que os resultados alcançados se deram por dois critérios: nível de ensino e desempenho. Em permanentes discussões que envolvem as abordagens descritas, a pesquisa carece de reunir evidências sobre como tais resultados acontecem no interior das escolas, visando a demonstrar as efetivas práticas de ensino aprendizagem centradas nos estudantes e no fazer docente para além dos índices numéricos/estatísticos.
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