Trabalho e trabalho docente sob a égide do neoliberalismo - entrevista com Ricardo Antunes

Autores

  • Alda Roberta Torres Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Claudia Dourado de Salces
  • Maria Isabel de Almeida Universidade de São Paulo (USP)
  • Renata Nassralla Kassis Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1395

Palavras-chave:

Trabalho, Trabalho docente, Neoliberalismo

Resumo

Ricardo Antunes, pesquisador do campo do Trabalho, discute, nesta entrevista, como o capitalismo atual, cunhado por alguns autores de “capitalismo de plataforma”, caracterizado pela combinação entre o uso de plataformas digitais e trabalho em regime de home office intensificou a exploração da força de trabalho de profissionais das diversas áreas, inclusive daqueles ligados à educação, e suprimiu direitos adquiridos. Como possibilidade de resistência aponta para a importância dos movimentos de lutas sociais em defesa da res publica.

Biografia do Autor

Alda Roberta Torres, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e mestre pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educadores (GEPEF). É professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo em cursos de graduação e pós-graduação. É membro de Núcleo Docente Estruturante e de Colegiado, no Campus São Paulo. Tendo atuado como Diretora de Administração Acadêmica na Pró-reitoria de Ensino; como técnica em assuntos educacionais e coordenadora do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Formação de Professores com ênfase no Ensino Superior, no Campus São Paulo e como professora no Campus Itapetininga. E-mail: aldarobertatorres@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0002-8359-4726.

Claudia Dourado de Salces

Linguista e pedagoga. Mestre em Linguística pela Unicamp e Doutora em Educação pela USP. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Educador (GEPEFE). Atua como professora da rede pública municipal de Valinhos (SP). E-mail: profaclaudiaportugues2021@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1582-3766

Maria Isabel de Almeida, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com pós-doutorado pela Universitat Autònoma de Barcelona. É professora associada sênior da Faculdade de Educação da USP, onde foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação. Atualmente é Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. E-mail: mialmeida@unisantos.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2506-2972.

Renata Nassralla Kassis, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Pedagoga. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escola Pública, Infâncias e Formação de Educadores (Gepepinfor), vinculado ao PPGE da Unifesp. E-mail: renatakassis@uol.com.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9883-960X

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Publicado

2023-04-01

Como Citar

Torres, A. R., Salces, C. D. de, Almeida, M. I. de, & Kassis, R. N. (2023). Trabalho e trabalho docente sob a égide do neoliberalismo - entrevista com Ricardo Antunes. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 14(36), 1044–1061. https://doi.org/10.58422/repesq.2022.e1395