Possibilidades de Inter-Relacionamento:

Teoria do Interacionismo Sociodiscursivo e a Teoria das Representações Sociais

Autores

  • Angela Maria Baltieri Souza Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Clarilza Prado de Sousa Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1593

Palavras-chave:

Representação social, Interacionismo Sociodiscursivo, Pensamento e linguagem

Resumo

O presente texto procura apresentar possibilidades de inter-relacionamento entre estudos que se fundamentam no interacionismo sociodiscursivo e aqueles que são realizados a partir de fundamentos de teorias psicossociais, principalmente na Teoria das Representações Sociais. Partindo de uma produção textual de alunos realizada durante a Olimpíada de Língua Portuguesa sobre “O lugar onde vivo”, o estudo possibilitou analisar o agir do sujeito a partir da perspectiva dialógica, e também revelou que, sob a ótica do interacionismo simbólico, as produções do agir do sujeito revelam processos de apropriação de instrumentos semióticos socialmente elaborados, enquanto em uma perspectiva psicossocial possibilitam adentrar no multiculturalismo e nas representações sociais. São abordagens distintas, mas que podem oferecer contribuições complementares para a compreensão da interação social como produto da prática social e da comunicação.

Biografia do Autor

Angela Maria Baltieri Souza, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Pós-doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação Educação: Formação de Formadores (PUC/SP), Doutora e Mestra em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP). Atua como pesquisadora no Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Bandeirantes e graduada em Letras pela Faculdade Integradas de Guarulhos. Professora Especialista em Currículo da Diretoria de Ensino de Sumaré, da Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, responsável pelo acompanhamento de escolas, formação de professores e de coordenadores pedagógicos das escolas da Diretoria.  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6746-7671. E-mail: angelamariabaltieri@yahoo.com.br.

Clarilza Prado de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1968), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), doutorado em Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992), pós-doutorado pela Ecole des hautes études en sciences sociales (1996) e pela Maison des Sciences de L Homme (2015). Realizou curso de Curso de aperfeiçoamento em avaliação educacional pela Faculty of Education da Havard University. Foi Coordenadora da Área de Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), de 2007 a outubro de 2014. Membro da Coordenação do Comitê Científico Scielo/Educ@. Foi propositora e Coordenadora da Cátedra UNESCO de Profissionalidade Docente, que reúne cerca de 40 grupos de pesquisas em torno da problemática da formação do professor do período de 2006 a 2013. Exerce as funções de consultora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade - Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas. É professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e do Programa de Mestrado Profissional Formação de Formadores. Ministra as disciplinas Avaliação Educacional, Representações Sociais e Educação. Coordenadora do GT de Representações Sociais da ANPEPP- Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações sociais (NEARS) da PUCSP, certificado pelo CNPq que congrega alunos de iniciação científica, mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e professores nacionais e internacionais convidados. Coordenação do Centro Internacional Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas; Direitos Humanos/UNESA/RJ. Participante da Red de Investigadores Latinoamérica en Movimiento, que congrega pesquisadores em representações sociais, psicologia social em contexto, de toda América Latina. Membro da coordenação da Reaseau International Représentations sociales: la psychologie sociale en contexte Reaseau Representation Sociale. Pesquisadora Produtividade Científica. PQ/1C. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6417-7030. E-mail: clarilza.prado@gmail.com.

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Baltieri Souza, A. M., & Sousa, C. P. de. (2024). Possibilidades de Inter-Relacionamento: : Teoria do Interacionismo Sociodiscursivo e a Teoria das Representações Sociais. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 172–185. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1593