As políticas educacionais no Amapá e suas interfaces no cenário político-social-cultural

Autores

  • Elivaldo Serrão Custódio Universidade do Estado do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1651

Palavras-chave:

Políticas Educacionais, Interfaces político-social-cultural, Amapá

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as políticas educacionais no Amapá e suas interfaces no cenário político-social-cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de cunho bibliográfica e documental. Para a investigação dos fatos utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados apontam que as discussões em Políticas Educacionais, em nível local, têm sido caracterizadas por diversos debates no que diz respeito sobre a real prioridade para o pleno desenvolvimento da educação no Amapá. E que essas políticas precisam ser efetivadas mediante a transformação do pensamento, a formação de conceitos e outras formas de comportamento resultantes das relações políticas, sociais e culturais.

Biografia do Autor

Elivaldo Serrão Custódio, Universidade do Estado do Amapá

elivaldo.pa@hotmail.com. Doutor em Teologia pela Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Lider e fundador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática, Cultura e Relações Étnico-Raciais (GEPECRER). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2947-5347.

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Serrão Custódio, E. (2024). As políticas educacionais no Amapá e suas interfaces no cenário político-social-cultural. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(43), 92–114. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1651