APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ
“POR UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1782Resumo
A proposta era reunir e trazer ao público textos que pudessem colocar em destaque os desafios vivenciados no campo da Pedagogia Universitária, seja no âmbito das Políticas e Programas institucionais no contexto da Educação Superior; incluindo as políticas de permanência estudantil; seja nos processos formativos e práticas educativas, bem como nos processos de constituição da identidade docente. Contudo, sempre perseguimos o objetivo de explicitar a necessidade da propositura de uma Pedagogia Universitária Crítica no contexto da Educação Superior, daí o título dessa obra. Buscamos, assim, mostrar o seu papel na denúncia das condições desiguais no contexto da Educação Superior, na perspectiva de sua transformação
Referências
ALMEIDA, Maria Isabel de. Fundamentos pedagógicos e didáticos da prática docente universitária e o locus privilegiado para o seu desenvolvimento. In: Didática: teoria e pesquisa. MARIN, A. J. PIMENTA, S. G (Orgs.) 1. ed. Araraquara, SP: JunqueiraeMarin, 2015.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Câmara dos Deputados, 1996.
D’ÁVILA, C. VEIGA, I. P. Profissão docente na Educação Superior. 1.ed. Curitiba, PR: CRV, 2013.
D’ÁVILA, Cristina Maria. Didática: a arte de formar professores no contexto universitário. In: D’ÁVILA, C. M.; VEIGA, I. P. A. (Orgs). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. São Paulo: Papirus, 2012, p. 6-19.
DA SILVA MOREIRA, J.; BARRETO DOS SANTOS, D. M. Aprendizagens Profissionais de Professores-Tutores no Método Problem-Based Learning (PBL). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 33, n. 74, p. 81–99, 2024. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2024.v33.n74.p81-99. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/16878. Acesso em: 1 abr. 2025.
DA SILVA MOREIRA, Jefferson; BARRETO DOS SANTOS, David Moisés; OLIVEIRA DA SILVA, Fabrício. Aprendizagem experiencial da docência universitária: desenvolvimento profissional de professores tutores no método Problem-Based Learning. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 21, n. 68, 2021. DOI: 10.7213/1981-416X.21.068.DS08. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/26298. Acesso em: 1 abr. 2025.
FRANCO, Maria Amélia Santoro; LIBÂNEO, José Carlos; PIMENTA, Selma Garrido. As dimensões constitutivas da Pedagogia como campo de conhecimento. Educação em Foco, [S. l.], v. 14, n. 17, p. 55–78, 2011. DOI: 10.24934/eef.v14i17.103. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/103. Acesso em: 15 mar. 2025.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia crítica: transformações nos sentidos e nas práticas emancipatórias. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 42, p. 423-439, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i42.6299. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6299. Acesso em: 4 abr. 2025.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
LUCARELLI, E. Um desafio institucional: inovação e formação pedagógica do docente universitário. In: CASTANHO, S., CASTANHO. M. O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000.
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. 3. ed. São Paulo: Summus, 2015.
NÓVOA, Antônio; FINGER, Matheus. (org.). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2014.
PIMENTA, S. G; ALMEIDA, M. I. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. Pimenta, S. G. Almeida, M. I. (Orgs). São Paulo: Cortez, 2011.
PIMENTA, S. G; ANASTASIOU, L. C. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
RABELO, R. A. da S. V. Pedagogia universitária: um ensaio epistemológico. Caderno Pedagógico, [S. l.], v. 21, n. 2, p. e2867, 2024. DOI: 10.54033/cadpedv21n2-106. Disponível em: https://ojs.studiespublicacoes.com.br/ojs/index.php/cadped/article/view/2867. Acesso em: 8 abr. 2025.
RAMOS, K. M. C; VEIGA, I. P. A. (Org.). Desenvolvimento profissional docente: currículo, docência e avaliação na educação superior. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.