APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ

“POR UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1782

Resumo

A proposta era reunir e trazer ao público textos que pudessem colocar em destaque os desafios vivenciados no campo da Pedagogia Universitária, seja no âmbito das Políticas e Programas institucionais no contexto da Educação Superior; incluindo as políticas de permanência estudantil; seja nos processos formativos e práticas educativas, bem como nos processos de constituição da identidade docente. Contudo, sempre perseguimos o objetivo de explicitar a necessidade da propositura de uma Pedagogia Universitária Crítica no contexto da Educação Superior, daí o título dessa obra. Buscamos, assim, mostrar o seu papel na denúncia das condições desiguais no contexto da Educação Superior, na perspectiva de sua transformação

Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Professor assistente do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores (NUFOP/CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5918-7928 E-mail: jsmoreira@uefs.br.

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).  Professor titular do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).  Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária (NEPPU/CNPq). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7962-7222 E-mail: fosilva@uefs.br

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Moreira, J. da S., & Oliveira da Silva, F. (2025). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ: “POR UMA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA CRÍTICA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR”. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 6–15. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1782