FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PRINCÍPIOS DA HORIZONTALIDADE
APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1792Palavras-chave:
Formação docente, Ensino de Matemática, Experiência, Pesquisa NarrativaResumo
Este estudo teve como objetivo compreender como as aprendizagens experienciais da docência em Matemática emergem narrativamente dos processos de formação. Com abordagem qualitativa e a partir da pesquisa narrativa, o estudo envolveu seis professores de Matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, utilizando o ateliê reflexivo como dispositivo de informação. Os resultados apontam que a formação docente ocorre de maneira horizontal, com as relações entre professores e estudantes sendo centrais na construção das aprendizagens dos próprios docentes. A docência, nesse contexto, se configura como um espaço de compreensões, criatividade e protagonismo dos professores, que devem ser valorizados como agentes de significados. Além disso, destacou-se a preocupação com as condições de aprendizagem dos estudantes, buscando um ensino que se articule com o cotidiano e as necessidades formativas dos alunos.
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