FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PRINCÍPIOS DA HORIZONTALIDADE

APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1792

Palavras-chave:

Formação docente, Ensino de Matemática, Experiência, Pesquisa Narrativa

Resumo

Este estudo teve como objetivo compreender como as aprendizagens experienciais da docência em Matemática emergem narrativamente dos processos de formação. Com abordagem qualitativa e a partir da pesquisa narrativa, o estudo envolveu seis professores de Matemática do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, utilizando o ateliê reflexivo como dispositivo de informação. Os resultados apontam que a formação docente ocorre de maneira horizontal, com as relações entre professores e estudantes sendo centrais na construção das aprendizagens dos próprios docentes. A docência, nesse contexto, se configura como um espaço de compreensões, criatividade e protagonismo dos professores, que devem ser valorizados como agentes de significados. Além disso, destacou-se a preocupação com as condições de aprendizagem dos estudantes, buscando um ensino que se articule com o cotidiano e as necessidades formativas dos alunos.

Biografia do Autor

André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

andre.ricardo@ifsertao-pe.edu.br. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/CNPq). https://orcid.org/0000-0002-9279-5802.

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Vieira, A. R. L. (2025). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS PRINCÍPIOS DA HORIZONTALIDADE: APRENDIZAGENS EXPERIENCIAIS DO ENSINO DE MATEMÁTICA. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 179–199. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1792