A BASE DE CONHECIMENTOS PARA TUTORES DO MÉTODO PROBLEM-BASED LEARNING (PBL)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1794

Palavras-chave:

Base de Conhecimento, Aprendizagem Baseada em Problemas, Tutor, Formação de Professores

Resumo

Este artigo propõe uma discussão teórica em torno do que constitui a base de conhecimento necessária para professores-tutores que atuam em sessões tutoriais da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – Problem Based Learning) no Ensino Superior. Baseado em uma revisão de literatura, este estudo foi guiado pela seguinte questão: “Qual a base de conhecimento necessária para professores-tutores universitários do método PBL, conforme identificado na literatura?” Os achados destacam conhecimentos pedagógicos e conhecimentos pedagógicos do conteúdo necessários como componentes essenciais para a consolidação de uma base de conhecimentos profissionais dinâmica e multifacetada. O estudo também ressalta a necessidade de políticas públicas e institucionais que busquem fomentar o desenvolvimento profissional e a formação em serviço desses professores.

Biografia do Autor

David Moisés Barreto dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), onde atua no curso de Engenharia de Computação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7906-2073 Feira de Santana, Bahia, Brasil. E-mail: davidmbs@uefs.br

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor assistente da área de Política Educacional do Departamento de Educação (DEDU) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5918-7928 Feira de Santana, Bahia, Brasil. E-mail: jsmoreira@uefs.br

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia Universitária: caminhos para a formação de professores. In: São Paulo: Cortez, 2011.

ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Pedagogia Universitária: valorizando o ensino e a docência na universidade. Revista Portuguesa de Educação, [s. l.], 2014.

APARECIDA, Magali; MORAES, Alves De. Concepções sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas: um Estudo de Caso na Famema. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 125–135, 2006.

BARROWS, Howard S. Problem-based learning in Medicine and beyond: a brief overview. New Directions for Teaching and Learning, [s. l.], v. 1996, n. 68, p. 3–12, 1996. Disponível em: Acesso em: 5 abr. 2015.

BERBEL, Neuse Marie. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos?. Interface Comunicação, Saúde, Educação, [s. l.], 1998.

CÉLIA RIBEIRO. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, [s. l.], v. 16, n. 1, p. 109–116, 2003.

D’ÁVILA, Cristina; LEAL, Luis Antonio Batista. A ludicidade como princípio formativo. Interfaces científicas., Aracajú, 2015.

D’ÁVILA, Cristina; LEAL, Luis Antonio Batista. Nos labirintos da docência universitária: saberes profissionais construídos em redes educativas. In: RAMOS, Kátia; VEIGA, Ilma Alencastro Passos (org.). Desenvolvimento profissional docente: currículo, docência e avaliação na educação superior. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2016. p. 19–34.

DE GRAVE, Willem S.; DOLMANS, Diana H.J.M.; VAN DER VLEUTEN, Cees P.M. Profiles of effective tutors in problem-based learning: Scaffolding student learning. Medical Education, [s. l.], v. 33, n. 12, p. 901–906, 1999.

DELISLE, Robert. How to use problem-based learning in the classroom. Alexandria: ASCD, 1997.

DIEHL, Leandro Arthur et al. Por que e como reformar um currículo inovador? Um relato de experiência de Londrina. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 47, n. 1, 2023.

DOLMANS, Diana H J M et al. Trends in research on the tutor in problem-based learning: Conclusions and implications for educational practice and research. Medical Teacher, [s. l.], v. 24, n. 2, p. 173–180, 2002.

ENGLISH, Mary C; KITSANTAS, Anastasia. Supporting Student Self-Regulated Learning in Problem- and Project-Based Learning. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, [s. l.], v. 7, n. 2, p. 128–150, 2013.

GIJBELS, David et al. Effects of Problem-Based Learning: A Meta-Analysis From the Angle of Assessment. Review of Educational Research Spring, [s. l.], v. 75, n. 1, p. 27–61, 2005.

HMELO-SILVER, Cindy E. International Perspectives on Problem-based Learning: Contexts, Cultures, Challenges, and Adaptations. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, [s. l.], v. 6, n. 1, 2012.

HMELO-SILVER, Cindy E. Problem-based learning: What and how do students learn?. Educational Psychology Review, [s. l.], v. 16, n. 3, p. 235–266, 2004.

HMELO-SILVER, Cindy E.; BARROWS, Howard S. Goals and Strategies of a Problem-based Learning Facilitator. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 5–22, 2006.

HOFFMANN, Jussaram. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Porto Alegre, Rio Grande do Sul: Mediação, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.

JOSHI, Mili; SHRESTHA, Ira; BHANDARY, Shital. Training tutors for implementing problem-based learning at a private medical college of Nepal. [s. l.], v. 2, n. 2, p. 7–12, 2015.

LEARY, Heather et al. Exploring the Relationships Between Tutor Background, Tutor Training, and Student Learning: A Problem-based Learning Meta-Analysis. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 3–15, 2013. Disponível em: http://dx.doi.org/10.7771/1541-5015.1331.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2013.

LOYENS, Sofie M.M.; MAGDA, Joshua; RIKERS, Remy M.J.P. Self-directed learning in problem-based learning and its relationships with self-regulated learning. Educational Psychology Review, [s. l.], v. 20, n. 4, p. 411–427, 2008.

LU, Jingyan; BRIDGES, Susan; HMELO-SILVER, Cindy E. Problem-Based Learning. In: SAWYER, Robert Keith (org.). The Cambridge handbook of the Learning Sciences. Nova York: Cambridge University Press, 2014. p. 298–318.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. São Paulo: Cortez, 2011.

MCCAUGHAN, Kareen. Barrows ’ Integration of Cognitive and Clinical Psychology in PBL Tutor Guidelines. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 11–23, 2013.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições téoricas de Lee Shulman. Educação, [s. l.], v. 29, n. 2, p. 33–50, 2004.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

MORALES, Patricia; LANDA, Victoria. Aprendizaje Basado En Problemas. Theoria, [s. l.], v. 13, n. 1, p. 145–157, 2004.

MOREIRA, Jefferson Silva; SANTOS, David Moises Barreto. Aprendizagens Profissionais de Professores-Tutores no Método Problem-Based Learning (PBL). Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [s. l.], v. 33, n. 74, p. 81–99, 2024.

MOREIRA, Jefferson Silva; SANTOS, David Moises Barreto. Dilemas em práticas avaliativas e necessidades formativas de tutores no Método Problem-Based Learning (PBL). Comunicações, [s. l.], v. 28, n. 2, p. 157–179, 2021.

MOREIRA, Jefferson Silva; SANTOS, David Moises Barreto; SILVA, Fabrício Oliveira. Aprendizagem experiencial da docência universitária: desenvolvimento profissional de professores tutores no método Problem-Based Learning. Revista Diálogo Educacional, [s. l.], v. 21, n. 68, 2021.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

MÜHLFELDER, Manfred; KONERMANN, Tobias; BORCHARD, Linda-marie. Design, Implementation, and Evaluation of a Tutor Training for Problem Based Learning in Undergraduate Psychology Courses. Journal of Problem Based Learning in Higher Education, [s. l.], v. 3, n. 2, p. 37–61, 2015.

NAGGAR, Marwa Ahmed Abd El-Aziz El et al. Effectiveness of Implementing a Tutor Training Workshop for Problem Based Learning Class Tutors at the Faculty of Medicine, Suez Canal University. Intellectual Property Rights: Open Access, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 1–10, 2013.

NEVILLE, Alan J. The problem-based learning tutor: Teacher? Facilitator? Evaluator?. Medical Teacher, [s. l.], v. 21, n. 4, p. 393–401, 1999.

NEWMAN, Mark J. Problem Based Learning?: An introduction and overview of the key features of the approach. Journal of Veterenary Medical Education, [s. l.], v. 32, n. 1, p. 12–20, 2005.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente2. São Paulo: Cortez, 2014.

PRICE, D A. Tutor training for problem-based learning: The experience of a large medical school. Advances in Medical Education, [s. l.], n. January, p. 241–243, 1997.

RIBEIRO, Luis Camargo; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. A perspectiva docente sobre uma implementação da aprendizagem baseada em problemas no ensino de engenharia. In: COMPLEXIDADE DA DOCÊNCIA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

SAHU, Pradeep Kumar; SA, Bidyadhar. Tutor’s Role in Problem-based learning: Minimum Interference with Maximum Responsibility. Journal of Multidisciplinary & Contemporary Research, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 1–9, 2015.

SALINITRI, Francine D; WILHELM, Sheila M; CRABTREE, Brian L. Facilitating Facilitators: Enhancing PBL through a Structured Facilitator Development Program. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, [s. l.], v. 9, n. 1, 2015.

SASTRE, Genoveva; ARAÚJO, Ulisses Ferreira (org.). Aprendizagem baseada em problemas: no ensino superior. São Paulo: Summus, 2009.

SAVERY, John R. Overview of problem-based learning: de?nitions and distinctions. Interdisciplinary Journal of Problem-Based Learning, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 9–20, 2006. Disponível em: Acesso em: 17 jun. 2015.

SCHMIDT, H. G. Problem-based learning: rationale and description. [s. l.], v. 17, p. 11–16, 1983.

SCHMIDT, Henk G; ROTGANS, Jerome I; YEW, Elaine HJ J. The process of problem-based learning: what works and why. Medical education, [s. l.], v. 45, n. 8, p. 792–806, 2011. Disponível em: Acesso em: 5 jun. 2015.

SETTERUND, H.S. et al. Courses for tutors in problem-based learning . Current challenges at four Swedish universities. Hogre utbildning, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 47–64, 2015.

SHIN, In-Soo; KIM, Jung-Hee. The effect of problem-based learning in nursing education: a meta-analysis. Advances in Health Sciences Education, [s. l.], v. 18, n. 5, p. 1103–1120, 2013.

SHULMAN, Lee S. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec, [s. l.], v. 6, n. 1, p. 120–142, 2016.

SHULMAN, Lee S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, [s. l.], v. 4, p. 197–229, 2014.

SMOLKA, Maria Lúcia Rebello Marra; GOMES, Andréia Patrícia; BATISTA, Rodrigo Siqueira. Autonomia no contexto pedagógico: percepção de estudantes de medicina acerca da aprendizagem baseada em problemas. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 38, n. 1, p. 5–14, 2014.

SOARES, Sandra Regina. A profissão professor universitário: reflexões acerca da sua formação. In: CUNHA, Maria Isabel da; SOARES, Sandra Regina; RIBEIRO, Marinalva Lopes (org.). Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Feira de Santana: Editora UEFS, 2009.

SOARES, Silvia Mamede Studart; SERAPIONI, Mauro; CAPRARA, Andera. A Aprendizagem Baseada em Problemas na Pós-Graduação - A Experiência do Curso de Gestores de Sistemas Locais de Saúde no Ceará. Revista Brasileira de Educação Médica, [s. l.], v. 25, n. 1, p. 54–61, 2001.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

TIBÉRIO, Iolanda de F. L. Calvo; ATTA, José Antonio; LICHTENSTEIN, Arnaldo. O aprendizado baseado em problemas - PBL. Rev Med (São Paulo), [s. l.], v. 82, n. 1–4, p. 78–80, 2003.

UDEN, Lorna; BEAUMONT, Chris. Technology and problem-based learning. Hershey: Idea Group Inc, 2006.

VOGT, Konstanze; PELZ, Jörg; STROUX, Andrea. Refinement of a training concept for tutors in problem-based learning. GMS Journal for Medical Education, [s. l.], v. 34, n. 4, p. 1–16, 2017.

WASS, Rob; HARLAND, Tony; MERCER, Alison. Scaffolding critical thinking in the zone of proximal development. Higher Education Research & Development, [s. l.], v. 30, n. 3, p. 317–328, 2011.

WILLIAMS, Judith C.; PALTRIDGE, Deborah J. What We Think We Know About the Tutor in Problem-Based Learning. Health Professions Education, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 26–31, 2017. Disponível em: http://linkinghub.elsevier.com/retrieve/pii/S2452301116300347.

WOOD, Diana F. ABC of learning and teaching in medicine: Problem based learning. BMJ, [s. l.], v. 326, p. 328–330, 2003. Disponível em: Acesso em: 17 jul. 2016.

WOOD, David; BRUNER, Jerome S.; ROSS, Gail. The role of tutoring in Problem Solving. Journal of Child Psychology and Psychiatry, [s. l.], v. 17, n. 2, p. 89–100, 1976.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2025-06-22

Como Citar

Santos, D. M. B. dos, & Moreira, J. da S. (2025). A BASE DE CONHECIMENTOS PARA TUTORES DO MÉTODO PROBLEM-BASED LEARNING (PBL). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 213–233. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1794