PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA CRÍTICA
UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DO CONCEITO
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1797Palavras-chave:
Educação Superior, Universidade, Pedagogia Universitária, Pedagogia Universitária CríticaResumo
Na contemporaneidade caracterizada por desafios globais de elevada complexidade, a formação em nível superior demanda práticas e políticas educacionais que fomentem a criticidade e a produção de recursos para a superação de problemas sociais. Nesse sentido, é urgente a constituição de uma racionalidade pedagógico-crítica no âmbito universitário. Com efeito, este artigo oferece respostas às seguintes questões: qual o significado de pedagogia universitária critica? E quais as potencialidades que essa epistemologia educacional carrega para o aprimoramento da educação superior no Brasil? Adotando caráter teórico, o texto baseia-se em fundamentos epistemológicos críticos em Educação. O estudo considera a pedagogia universitária crítica um fundamento potente, capaz de subsidiar quaisquer práxis educacionais no âmbito da educação superior e colaborar para o esclarecimento e o progresso social.
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