PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA CRÍTICA

UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DO CONCEITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1797

Palavras-chave:

Educação Superior, Universidade, Pedagogia Universitária, Pedagogia Universitária Crítica

Resumo

Na contemporaneidade caracterizada por desafios globais de elevada complexidade, a formação em nível superior demanda práticas e políticas educacionais que fomentem a criticidade e a produção de recursos para a superação de problemas sociais. Nesse sentido, é urgente a constituição de uma racionalidade pedagógico-crítica no âmbito universitário. Com efeito, este artigo oferece respostas às seguintes questões: qual o significado de pedagogia universitária critica? E quais as potencialidades que essa epistemologia educacional carrega para o aprimoramento da educação superior no Brasil? Adotando caráter teórico, o texto baseia-se em fundamentos epistemológicos críticos em Educação. O estudo considera a pedagogia universitária crítica um fundamento potente, capaz de subsidiar quaisquer práxis educacionais no âmbito da educação superior e colaborar para o esclarecimento e o progresso social.

Biografia do Autor

Roberto Araújo da Silva Vasques Rabelo, Universidade Católica de Santos

Graduado em Filosofia e Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), onde coordena o grupo de pesquisa Formação de Professores e Profissionais para a Educação Superior (GPFORPRES). E-mail: robertovasquesrabelo@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8132-2831 

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Publicado

2025-06-22

Como Citar

Rabelo, R. A. da S. V. (2025). PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA CRÍTICA: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DO CONCEITO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(45), 16–36. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1797