Nada mais é do que o conectivismo influenciando a metodologia ativa em um processo de intervenção pedagógica / Nothing but connectivism influencing the active methodology in a process of teaching intervention
Palavras-chave:
Metodologias ativas de aprendizagem, Ambiente de intervenção, Prática educativa.Resumo
Resumo: Neste estudo, procura-se um entendimento do verdadeiro uso da metodologia ativa em seu processo de intervenção pedagógica. Quanto ao procedimento bibliográfico, buscou-se um embate entre vários autores da academia na compreensão desta relação. Este documento provoca discursão na revisão de práticas tradicionais de ensino e dialoga em possibilidades de metodologias ativas na educação, abrindo um direcionamento para a aprendizagem baseada em problema. Destarte, esta pesquisa quer dialogar com diversos autores e entender se é possível aplicar conceitos de metodologia ativa como mediadora para uma intervenção pedagógica e com isso melhorar a aprendizagem na formação educacional do aluno. Os resultados são animadores e direcionam para este procedimento metodológico.
Palavras-chave: Metodologias ativas de aprendizagem. Ambiente de intervenção. Prática educativa.
Abstract: This study aims to understand the real use of an active methodology in its process of teaching intervention. As for the bibliographic procedure, we contrasted several academic authors in order to understand this relationship. This document fosters the discussion on the review of traditional teaching practices and dialogues on possibilities of active methodologies in education, making way for problem-based learning. Thus, this research wants to dialogue with several authors and understand whether it is possible to apply concepts of active methodology as a mediator for a teaching intervention and improve learning in students’ education. The results are encouraging and point towards this methodological procedure.
Keywords: Active learning methods, Intervention Environment, Educational Practice.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.