PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO

Autores

  • Cristian Poletti Mossi Universidade Federal de Santa Maria
  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Pesquisa e produção de conhecimentos, Educação, Corpo sem Órgãos.

Resumo

Que relevância tem nossos intuitos, problemáticas e objetos de pesquisa, para além de nós mesmos? Nossas pesquisas poderiam ser pensadas enquanto espécies de delírios onde invencionamos nossos próprios objetos para poder deles nos nutrir? No intuito de problematizar tais questionamentos, o artigo apresenta como fio condutor o filme Ilha do Medo (Shutter Island, Martin Scorsese, EUA, 2010), a fim de lançar algumas proposições reflexivas acerca do que pode significar fazer pesquisa e produzir conhecimentos no campo da Educação. Nesse sentido pontuam-se algumas questões gerais da narrativa fílmica e na sequência apresentam-se as atuais intenções de pesquisa do autor em seu projeto de tese de doutoramento, onde a prática do Corpo sem Órgãos enunciada por Artaud (1986) e evidenciada por Deleuze e Guattari (1995-1997) toma lugar central com o intento de pensar o campo da Educação. Finalmente propõem-se alguns tensionamentos mediante aos impactos de tais reflexões na investigação.

Biografia do Autor

Cristian Poletti Mossi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria/RS (UFSM), bolsista CAPES. Mestre em Artes Visuais (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGART) dessa mesma universidade. Membro pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós Graduação Educação (PPGE/CE/UFSM/RS). Doutora em História da Arte (1995) e Mestre em Antropologia Social (1990), ambos pela Universidad de Barcelona – Espanha. Coordenadora do GEPAEC – Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura – Diretório CNPq. Editora da Revista Digital do LAV – Laboratório de Artes Visuais da UFSM/RS.

Downloads

Publicado

2013-09-23