PARA A (PESQUISA EM) EDUCAÇÃO UM CORPO SEM ÓRGÃOS: DESTERRITORIALIZAÇÕES A PARTIR DO FILME ILHA DO MEDO
Palavras-chave:
Pesquisa e produção de conhecimentos, Educação, Corpo sem Órgãos.Resumo
Que relevância tem nossos intuitos, problemáticas e objetos de pesquisa, para além de nós mesmos? Nossas pesquisas poderiam ser pensadas enquanto espécies de delírios onde invencionamos nossos próprios objetos para poder deles nos nutrir? No intuito de problematizar tais questionamentos, o artigo apresenta como fio condutor o filme Ilha do Medo (Shutter Island, Martin Scorsese, EUA, 2010), a fim de lançar algumas proposições reflexivas acerca do que pode significar fazer pesquisa e produzir conhecimentos no campo da Educação. Nesse sentido pontuam-se algumas questões gerais da narrativa fílmica e na sequência apresentam-se as atuais intenções de pesquisa do autor em seu projeto de tese de doutoramento, onde a prática do Corpo sem Órgãos enunciada por Artaud (1986) e evidenciada por Deleuze e Guattari (1995-1997) toma lugar central com o intento de pensar o campo da Educação. Finalmente propõem-se alguns tensionamentos mediante aos impactos de tais reflexões na investigação.
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