OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO

Autores

  • Cristiane Elvira de Assis Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade
  • Luciana Pacheco Marques Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade

Palavras-chave:

Tempo, currículo, escola

Resumo

Este texto traz uma problematização sobre os usos do tempo no currículo, através da narrativa de uma roda de conversa com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola mineira. O mergulho no cotidiano escolar faz parte da escolha pela pesquisa no/do/com o cotidiano como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológica de pesquisa. A crônica Tempo da escola foi construída a partir das observações e narrativas do cotidiano escolar e problematizada em uma roda de conversa. O que nos instigou a estudar a temática tempo foram os conflitos que existem no cotidiano escolar quando se trata de compreender o tempo do outro; pensar como articular no tempo escolar os diferentes tempos dos outros. As experiências do tempo escolar narradas desvelaram que a concepção linear de tempo ainda orienta a escola, sendo o tempo demarcado pelo relógio e calendários os reguladores da sua organização e dos corpos praticantes do cotidiano escolar. Apontamos, no entanto, para o experienciar da duração, como propõe Bergson em sua teoria, problematizando a linearidade que está implícita no currículo escolar.

Biografia do Autor

Cristiane Elvira de Assis Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade

Mestre em Educação e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora da Educação Infantil na rede de ensino da Prefeitura de Ewbank da Câmara/MG. Atua nas seguintes áreas: cotidiano escolar, educação infantil, tempo, educação e diversidade. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Educação Faculdade de Educação Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - Rio), graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFJF. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da UFJF. Atua nas áreas de educação e diversidade, cotidiano escolar e diversidade, formação de professores na/para a diversidade.

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Publicado

2012-11-24

Como Citar

Oliveira, C. E. de A., & Marques, L. P. (2012). OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 4(8), 363–377. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/257