OS USOS DOS TEMPOS NO CURRÍCULO
Palavras-chave:
Tempo, currículo, escolaResumo
Este texto traz uma problematização sobre os usos do tempo no currículo, através da narrativa de uma roda de conversa com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola mineira. O mergulho no cotidiano escolar faz parte da escolha pela pesquisa no/do/com o cotidiano como perspectiva teórico-político-epistemológico-metodológica de pesquisa. A crônica Tempo da escola foi construída a partir das observações e narrativas do cotidiano escolar e problematizada em uma roda de conversa. O que nos instigou a estudar a temática tempo foram os conflitos que existem no cotidiano escolar quando se trata de compreender o tempo do outro; pensar como articular no tempo escolar os diferentes tempos dos outros. As experiências do tempo escolar narradas desvelaram que a concepção linear de tempo ainda orienta a escola, sendo o tempo demarcado pelo relógio e calendários os reguladores da sua organização e dos corpos praticantes do cotidiano escolar. Apontamos, no entanto, para o experienciar da duração, como propõe Bergson em sua teoria, problematizando a linearidade que está implícita no currículo escolar.
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