Educação Matemática e o Ensino Técnico Profissionalizante em Nível Médio: uma análise curricular

Autores

  • Renato Magalhaães Carvalho INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS CAMPUS MACHADO
  • Adair Mendes Nacarato UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO
  • Rosicler Aparecida de Oliveira Reinato IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

Palavras-chave:

Ensino Médio Integrado, formação matemática, Instituto Federal de Educação.

Resumo

O ensino médio brasileiro sempre foi marcado pela falta de identidade e, historicamente, oscilou entre a perspectiva propedêutica e a profissionalizante. As discussões no âmbito acadêmico intensificaram-se com a Lei 9.394/96 (LDB), que situa esse nível de ensino como fase terminal da educação básica e, principalmente, com as legislações posteriores, que propõem o ensino médio integrado, na concepção de formação politécnica, com a articulação entre trabalho, ciência e cultura. Essas discussões não ocorrem com a mesma intensidade nas instituições de ensino médio e, no caso da matemática, há sobreposição de propostas, mas nenhuma, de fato, integradora. Este trabalho, de natureza documental, toma como objeto de análise a matemática a ser ensinada no ensino médio integrado. A partir da Resolução CNE/CEB 2/2012 e das discussões sobre a reformulação do currículo de matemática, tomou-se como análise de caso as ementas de matemática do curso de um Instituto Federal de Educação. O estudo constatou a dificuldade de elaborar um currículo de matemática segundo os princípios estabelecidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Prevalece a sobreposição da concepção de ensino de matemática para a formação profissional àquela mais conceitual e formal, voltada à formação geral.

Palavras-chave: Ensino Médio Integrado. Formação Matemática. Instituto Federal de Educação.

 

Mathematics Education and the vocational High School: a curriculum analysis

Abstract: The Brazilian High School has always been marked by its lack of identity. Historically, it has always shifted from a propaedeutic to a vocational perspective. In the last two decades, after the enactment of Law 9394/96 (LDB), which places this school level as the last phase of basic education, discussions have been intensified mainly due to the subsequent legislations that highlight the need for an integrated High School, based on the conception of polytechnic education, promoting the integration of work, science and culture as dimensions of human life and aiming to retain adolescents and youngsters at school. However, such discussions do not occur with the same intensity in high schools, and in relation to mathematics education we can frequently observe the overlapping of proposals, but not the creation of one that is truly integrating. This documental study analyzes the teaching of mathematics in integrated high school at a Federal Institute of Education based on its syllabus and on discussions regarding mathematics curriculum reforms. It is possible to observe the difficulty in developing a mathematics curriculum that meets the principles set by the National Curriculum Guidelines for High School (DCNEM, Brazilian acronym). The overlapping of mathematics education conceptions still prevails: the issues related to mathematics in vocational education are overlapped by the one that is more conceptual and formal, directed towards general education.

Key Words: Integrated High School. Mathematics education. Federal Institute of Education.

Biografia do Autor

Renato Magalhaães Carvalho, INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS CAMPUS MACHADO

Graduado em ciência da Computação, atuo na área desde 1989. Especialista em Informática em educação. Desenvolvimento de software como analista de sistemas, software na agropecuária e principalmente atuando como professor na área de computação desde 1995. Mestre em sistema de produção, Doutor em Educação com ênfase no trabalho docente, professor no IFSULDEMINAS - CÂMPUS MACHADO

Adair Mendes Nacarato, UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Graduada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1975), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é docente da Universidade São Francisco, campus de Itatiba, junto ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e do curso de graduação em Pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Permanente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, prática pedagógica e narrativas (auto)biográficas. Atua em cursos de extensão voltados à formação docente e ao desenvolvimento curricular em matemática. Membro do comitê científico da Anped (GT 19: Educação Matemática). Realizou estágio de pós-doutoramento junto ao PPGE da UFRN no campo dos estudos biográficos, sob supervisão da Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi. É membro da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da USF e coordenadora de Iniciação Científica (PIC/CNPq). É pesquisadora produtividade, nível 2.

Rosicler Aparecida de Oliveira Reinato, IFSULDEMINAS CAMPUS MACHADO

Possui Licenciatura Plena em Matemática, especialização em "Matemática e Estatística" e em "Informática em Educação" , Mestrado em Sistemas de Produção na Agropecuária e atualmente é aluna especial no Doutorado em Educação da Universidade São Francisco. Trabalha com matemática aplicada a temas relevantes da área de Educação, Educação inclusiva e práticas pedagógicas e das Ciências Agrárias. Possui produções na área de matemática, na área de educação ambiental, agricultura familiar, descarte de embalagens vazias de agrotóxicos, modelos matemáticos para estimativa de safra de café entre outros. Tem experiência docente na área de Matemática, no ensino Médio e Técnico Profissional. Desenvolve projetos de matemática voltados ao desenvolvimento da educação e atualmente é professora no IFSULDEMINAS - Câmpus Machado.É doutoranda em Educação na Universidade São Francisco.

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Publicado

2016-09-18

Como Citar

Carvalho, R. M., Nacarato, A. M., & Reinato, R. A. de O. (2016). Educação Matemática e o Ensino Técnico Profissionalizante em Nível Médio: uma análise curricular. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 25–44. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/506