Uma revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem móvel no Ensino Fundamental

Autores

  • Karla Angélica Silva do Nascimento UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • José Aires de Castro Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Palavras-chave:

Aprendizagem Móvel, dispositivos móveis, Ensino Fundamental

Resumo

As experiências de aprendizagem que atravessam fronteiras espaciais, temporais e envolvem interações com tecnologias fixas e móveis, levaram professores e pesquisadores a refletirem sobre estratégias pedagógicas na utilização de dispositivos móveis para promover a educação básica. Neste sentido, procurou-se analisar a produção científica nacional e internacional sobre o processo aprendizagem móvel e a utilização de dispositivos móveis no Ensino Fundamental a partir de uma revisão sistemática da literatura. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar evidências empíricas na utilização destes dispositivos que auxiliam o processo de ensino e aprendizagem de professores e alunos do Ensino Fundamental. Buscou-se analisar pesquisas experimentais que tratam de estratégias pedagógicas sobre o uso de dispositivos móveis na escola, como também em aulas de campo. Os resultados indicam que a organização apresentada para os tipos de artefatos propostos sugere que há uma preferência nítida dos pesquisadores por construírem ferramentas que apoiem as tecnologias móveis em diversos contextos de aprendizagem; no entanto, encontram-se poucos estudos dessa abordagem para o Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Aprendizagem móvel; Dispositivos móveis; Ensino Fundamental.

 

 

A SYSTEMATIC REVIEW OF THE LITERATURE ON MOBILE LEARNING IN ELEMENTARY EDUCATION

 

Abstract: The learning experiences that transcend the boundaries of space and time and that involve interactions with fixed and mobile technologies have led teachers and researchers to reflect on teaching strategies for the use of mobile devices to promote basic education. In this sense, we tried to analyze the national and international scientific literature on the mobile learning process and the use of mobile devices in Elementary Education from a systematic literature review. Therefore, the aim of this paper is to present empirical evidence on the use of these devices that support the teaching and learning process of elementary school teachers and students. It sought to analyze experimental research that deals with teaching strategies to use mobile devices both at school and in field classes. The results indicate that the organization presented for the proposed devices suggests that researchers clearly prefer building tools that support mobile technologies in different learning contexts. However, there are few studies of this approach for elementary education.

Keywords: Mobile learning. Mobile devices. Elementary education.

Downloads

Publicado

2016-09-18

Como Citar

Nascimento, K. A. S. do, & Castro Filho, J. A. de. (2016). Uma revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem móvel no Ensino Fundamental. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 121–136. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/510