Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino

Autores

  • Nilton Rodrigues Menezes Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

Educação, inclusão, escola.

Resumo

Nesse contexto de contemporaneidade, apresentam-se os resultados de pesquisa sobre educação inclusiva realizada na rede estadual de ensino Público do Rio Grande do Sul. Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que utilizou análises interpretativas. Desta forma, delineou-se a seguinte problematização: quais as situações-problemas encontradas no cotidiano pelos profissionais da educação em suas escolas? O trabalho consistiu na obtenção de respostas a três tipos de questionário semiestruturado, aplicados durante entrevistas realizadas com 12 (doze) funcionários de 4 (quatro) escolas públicas do Estado do Rio Grande do Sul, no município de Bagé, dentre os quais os diretores, funcionários e professores. Após submetidas à Análise de Conteúdo, as respostas apontaram a importância da inclusão para a melhoria das relações comunitárias bem como a falta de preparo e de formação do professor, além de apoio técnico no trabalho com alunos inseridos nas classes regulares. Outra questão evidenciada pelos dados apontou que a situação da educação inclusiva no Estado carece de debate, aprofundamento conceitual e prático que subsidie a prática docente e a inclusão de fato dos alunos com necessidades educacionais especiais matriculados no ensino regular, além da adequação dos espaços educativos quanto a tecnologias assistivas e à acessibilidade física. Conclui-se que há vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva e, como sugestões, destacaram-se: necessidade de orientação por equipe multidisciplinar; formação continuada de professores e técnicos; infraestrutura e recursos pedagógicos adequados; experiência prévia junto a alunos com necessidades especiais, além de apoio da família e da comunidade.

Palavras-chave: Educação. Inclusão. Escola.

                                                   

EDUCATION: INCLUSIVE EDUCATION AND INCLUSIVE SCHOOL IN THE PUBLIC EDUCATION SYSTEM                                    

Abstract: In this context of a contemporary society, we present the results of the research on inclusive education held in the public education system of Rio Grande do Sul State. It is an exploratory research project with a qualitative approach and an interpretative analysis methodology. We therefore devised the following question: what are the problem situations routinely faced by education professionals in their schools? The research consisted of obtaining answers to three types of semi-structured questionnaire, applied during interviews with twelve (12) employees of four (4) public schools of the State of Rio Grande do Sul, in the municipality of Bagé, including principals, staff and faculty. After the analysis of their content, the answers indicated the importance of inclusion to improve community relations, as well as the absence of teacher preparation, teacher training and technical support in dealing with students included in regular classes. Another issue highlighted by the data pointed out that the situation of inclusive education in the state lacks debate, conceptual and practical density to subsidize teaching practice, and the effective inclusion of students with special educational needs enrolled in regular education, besides the adequacy of educational spaces as to physical accessibility and assistive technologies. It follows that there are several aspects necessary to make the inclusive proposal effective, and the following suggestions stood out: the need for guidance by a multidisciplinary team, continuing education for teachers and technicians, adequate infrastructure and learning resources, previous experience with students with special needs, and family and community support.

Keywords: Education. Inclusion. School.

Biografia do Autor

Nilton Rodrigues Menezes, Universidade Federal do Pampa

Prof. Dr em Ciências da Educação pela Olfor Walters University- OLWA/USA

Departamento de Organização Pedagógica

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Publicado

2016-09-18

Como Citar

Menezes, N. R. (2016). Educação: da educação inclusiva e escola inclusiva na rede pública de ensino. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(15), 197–212. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/537