O (NÃO) RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA: O BULLYING COMO UM DESAFIO DAS SOCIEDADES MULTICULTURAIS

Autores

  • Pâmela Suélli Motta Esteves Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Palavras-chave:

Bullying, diferença, banalidade do mal e reconhecimento

Resumo

Bullying é um tipo de comportamento violento caracterizado por atitudes agressivas de todas as formas, praticadas intencional e repetidamente, que ocorre devido a dificuldade dos estudantes em conviver/aceitar suas próprias diferenças culturais e identitárias que são construídas e reconstruídas no ambiente escolar. A meu juízo mesmo compreendendo o bullying como um tipo específico de violência escolar relacionado a dificuldade que os estudantes apresentam em reconhecer as diferenças,  ainda assim a questão da motivação para a ocorrência do bullying continua sem explicações racionáveis, pois não aceitar que o outro seja diferente me parece insuficiente como justificativa para práticas de agressão, desrespeitos e humilhações. Por isso, acredito que o não reconhecimento da diferença vem acompanhado de uma maldade banal que Arendt (2011) descreve como um comportamento irreflexivo, sem motivação significante e aparentemente comum. Ouso pensar que o bullying pode ser motivado por um mal deste tipo, um mal sem sentido, sem profundidade, sem razões ou justificativas, realizado por estudantes superficiais incapazes de pensar nos seus próprios atos, e praticado contra estudantes vistos como diferentes e inferiores. Nessa perspectiva, essa proposta compreende o bullying dentro do contexto da intolerância em relação à diferença, mas também como um comportamento maliciosamente banal.

 

Biografia do Autor

Pâmela Suélli Motta Esteves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutora em Ciências Humanas e Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUCRJ,
Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais
pelo Programa de PósGraduação
em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense PPGSD
UFFRJ
e Mestre em Ciência Política pelo
Programa de PósGraduação
em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense. Realizou parte da pesquisa de mestrado em Sociologia Jurídica na
Universidade de Cape Town (África do Sul) em 2009. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação para os Direitos Humanos, Sociologia
Jurídica, Teorias da Justiça, Sociologia da Educação, Reconhecimento Social e multiculturalismo. Professora adjunta do Departamento de Educação da
Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro FFP/
UERJ.

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Publicado

2017-03-01

Como Citar

Esteves, P. S. M. (2017). O (NÃO) RECONHECIMENTO DA DIFERENÇA: O BULLYING COMO UM DESAFIO DAS SOCIEDADES MULTICULTURAIS. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 8(16), 440–457. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/606