Alfabetizar e brincar no 1º. Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos na Rede Municipal de Ensino de São Paulo
Palavras-chave:
Ensino Fundamental de nove anos. Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Alfabetizar. BrincarResumo
O presente artigo discute práticas de alfabetização e do brincar de professores do 1º ano do Ensino Fundamental de nove anos em escolas da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Apoia-se em pesquisa empírica realizada por meio, principalmente, de entrevistas. A investigação contou com a participação de treze professores com larga experiência no 1º ano. A partir dos depoimentos, revelou-se que a alfabetização ocupa uma centralidade implícita nas práticas dos professores participantes. Desvelou-se como o brincar é compreendido por eles e o investimento que têm feito nas atividades lúdicas e brincadeiras. Foram observadas mudanças incipientes em diversas intensidades nas práticas focadas, em função da presença das crianças de seis anos nas turmas do 1º ano.
LITERACY AND PLAY IN THE FIRST YEAR OF THE NINE-YEAR ELEMENTARY EDUCATION IN THE SÃO PAULO CITY EDUCATION SYSTEM
Abstract: This article discusses literacy and play teaching practices in the first year of the nine-year elementary education in the São Paulo city education system. It is based on empirical research carried out mainly through interviews. The research involved the participation of thirteen teachers with vast experience in first year elementary teaching. The interviews revealed that literacy occupies an implicit central position in the practices of the participating teachers. They revealed the teachers’ understanding of play and their investment in recreation and play activities. Incipient changes and others in various intensities were detected in focused practices due to the presence of six-year-old children in first-year classrooms.
Keywords: Nine-year Elementary Education. São Paulo City Education System. Literacy. Play.
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