A Expansão da Escrita e o Conceito de Alfabetização
Palavras-chave:
cultura, escrita, alfabetizaçãoResumo
Este texto é parte de uma pesquisa desenvolvida no programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O objetivo do texto que deu origem a este trabalho foi o de investigar e analisar alguns aspectos do processo de alfabetização, considerando a expansão da escrita no contexto cultural atual. Afirmar que a nossa cultura está em expansão é compreendê-la como um texto estruturado em sistemas dialógicos, processuais, constituído por linguagens de diferentes codificações. É dentro dessa perspectiva – escrita em expansão – que repensamos o conceito de alfabetização, identificando alguns de seus elementos constituintes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.