Tempo integral e educação integral: desafios na aproximação entre paradigma teórico e a prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e963Palavras-chave:
Escola de Tempo Integral, Formação Integral, Políticas Públicas Educacionais, Currículo IntegradoResumo
Este trabalho analisa os principais avanços e desafios presentes na política municipal de escolas de tempo integral (ETI) no município de Palmas – TO, implantada a partir de 2007, visando apontar caminhos para a elaboração de ferramentas que impulsionem o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática educativa rumo à educação integral. Adota a abordagem qualitativa e procedimentos da pesquisa documental e de campo, com aplicação da técnica de Grupo Focal (GF) com profissionais de duas ETI. Como principais resultados foram evidenciadas as transformações ocorridas nas escolas e os desafios relacionados a confusões entre o conceito de escola de tempo integral e educação integral. Desafios em relação à adequação da infraestrutura, jornada de trabalho, formação contínua dos profissionais e, especialmente a construção de um currículo adequado à modalidade, que integre as atividades desenvolvidas no turno e contraturno escolar.
Palavras-chave: Escola de Tempo Integral. Políticas Públicas Educacionais. Formação Integral. Currículo Integrado.
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