Tempo integral e educação integral: desafios na aproximação entre paradigma teórico e a prática pedagógica

Autores

  • Euzeni Pedroso Grimm Universidade Federal do Tocantins.
  • Lina Maria Gonçalves Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e963

Palavras-chave:

Escola de Tempo Integral, Formação Integral, Políticas Públicas Educacionais, Currículo Integrado

Resumo

Este trabalho analisa os principais avanços e desafios presentes na política municipal de escolas de tempo integral (ETI) no município de Palmas – TO, implantada a partir de 2007, visando apontar caminhos para a elaboração de ferramentas que impulsionem o desenvolvimento e aperfeiçoamento da prática educativa rumo à educação integral. Adota a abordagem qualitativa e procedimentos da pesquisa documental e de campo, com aplicação da técnica de Grupo Focal (GF) com profissionais de duas ETI. Como principais resultados foram evidenciadas as transformações ocorridas nas escolas e os desafios relacionados a confusões entre o conceito de escola de tempo integral e educação integral. Desafios em relação à adequação da infraestrutura, jornada de trabalho, formação contínua dos profissionais e, especialmente a construção de um currículo adequado à modalidade, que integre as atividades desenvolvidas no turno e contraturno escolar.

Palavras-chave: Escola de Tempo Integral. Políticas Públicas Educacionais. Formação Integral. Currículo Integrado.

Biografia do Autor

Euzeni Pedroso Grimm, Universidade Federal do Tocantins.

Mestre em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL) pela UFT; Licenciada em História. Servidora do quadro efetivo da secretaria municipal de educação de Palmas-TO, Gestora de convênios na Fundação Cultural de Palmas, desde 2010.

Lina Maria Gonçalves, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Filiação Institucional: Professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), colegiado de Pedagogia da Unidade de Divinópolis, MG. Colaboradora no Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Palmas, Tocantins.

Qualificação acadêmica: Pedagoga, Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e Doutora em Educação: currículo,  pela PUC SP. Linhas de Pesquisa:"Educação, conhecimento e formação de educadores na sociedade digital! e “Educação, Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Territorial”.

 

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Publicado

2021-02-06

Como Citar

Grimm, E. P., & Gonçalves, L. M. (2021). Tempo integral e educação integral: desafios na aproximação entre paradigma teórico e a prática pedagógica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(28), 604–627. https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e963