Laboratório de aprendizagem colaborativa: análise da implementação de uma experiência no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2020.e977Resumo
No atual contexto há necessidade de se discutir a educação na sociedade, em especial as propostas desenvolvidas no ensino médio, uma vez que há muitos desafios a serem superados. Esta pesquisa objetivou analisar, na visão de educadores, sua percepção acerca da implementação de um Laboratório de Aprendizagem Colaborativa (LAC) com vistas à melhoria da aprendizagem e do desenvolvimento local. O cenário de estudo foi em uma escola particular confessional do ensino médio, de porte grande, localizada em Belo Horizonte, na região oeste. Foram sujeitos da pesquisa os professores do segmento, o coordenador da Sala e sua auxiliar, todos os educadores da escola que quiseram espontaneamente participar. Utilizou-se a metodologia qualitativa e, como instrumento de coleta de dados, a entrevista semiestruturada e observação sistemática por meio das Fichas de Acompanhamento das atividades realizadas no local. Os depoimentos obtidos através das entrevistas e da observação sistemática foram analisados com base na análise temática de conteúdo, conforme Bardin (2016). Neste sentido, realizou-se a exploração do material, o tratamento dos resultados e sua interpretação com sustentação na revisão teórica. A pesquisa revelou grande relevância positiva com elementos para a construção de uma proposta de intervenção socialmente inovadora e comprometida com o desenvolvimento local, sendo uma estratégia que pode se estender para a sala de aula com vistas à otimização da aprendizagem.
Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Interação. Autonomia. Participação.
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