PEDAGOGIA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS

Autores

  • Maria Amélia Santoro Franco Universidade Católica de Santos

Palavras-chave:

Didática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturais

Resumo

O presente artigo agrega diferentes pesquisas realizadas pela autora, em espaços públicos de educação básica e persegue a questão: que contornos epistemológicos e práticos precisam ser perseguidos na prática didática, de forma a dar sustentação à utopia comeniana de ensinar tudo a todos? Analisa os contornos da prática didática e da prática pedagógica, reafirmando a indissociabilidade entre a pedagogia e a didática  e conclui pela necessidade de uma didática intercultural que, através de sua prática, crie espaços para a negociação cultural,  enfrentando os desafios da assimetria intrínseca aos processos de ensino e que caminhe na direção de um projeto educativo, onde as diferenças de toda ordem estejam continuamente e dialeticamente articuladas, criando frutíferas novas totalidades.

Palavras-chave: Didática. Pedagogia. Prática docente. Práticas pedagógicas interculturais.

Abstract: This article gathers different research projects conducted by the author in public spaces of basic education and addresses the following question: what practical and epistemological outlines must be pursued in teaching to support the comenian utopia of teaching everything to everyone? It analyzes the outlines of methodological practice and pedagogical practice, reaffirming the indistinction between pedagogy and didatics, and concludes that intercultural teaching methodologies are needed to create spaces for cultural negotiation through their practice, facing the challenges of asymmetry intrinsic to teaching processes and moving towards a educational project in which all sorts of differences are continuously and dialectally related, creating new thriving totalities.

Keywords: Teaching methodologies. Pedagogy. Teaching practice. Intercultural teaching practices.

    

Biografia do Autor

Maria Amélia Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Possui Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade de Paris VIII (UP-VIII) e Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua como Professora Titular e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos.  É líder do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas: Pesquisa e Formação da Universidade Católica de Santos e Vice-Coordenadora da Cátedra Paulo Freire na mesma instituição. Pesquisadora do CNPq - PQ Nível 2.

     

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Publicado

2020-09-09