Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte

Autores

  • Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

educação, formação de professores, prática docente

Resumo

Este trabalho tem por objetivo a elaboração do Estado da Arte em relação ao objeto de pesquisa, ludicidade, no qual se pretende estudar as atividades lúdicas na prática docente e a sua influência na aprendizagem da criança. O projeto está vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens (GEPEMULT) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, iniciando-se a partir do levantamento, seleção e posterior análise de dezenove dissertações defendidas e cadastradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e quinze artigos cadastrados no banco de dados do SCIELO. A partir dessa pesquisa, verificou-se que os temas são variados, porém a metodologia predominante é a qualitativa as técnicas de coleta de dados destacadas foram: entrevistas, depoimentos, observações e as matrizes epistemológicas de base têm como aporte a Fenomenológica, o referencial Histórico-Cultural e a Psicanálise.

Palavras-chave: Ludicidade. Prática Docente. Aprendizagem.

 

Playfulness and the teaching practice in child education: state of the art

This paper aims at elaborating the State of the Art regarding the object of study, playfulness, in which there is the intention of studying the playful activities in teaching practices and its influence on children's learning. The project is linked to the Group of Studies and Research in Education and Multiple Languages (GSREMULT) of the Federal University of Mato Grosso do Sul, starting from the survey, selection and subsequent analysis of nineteen dissertations registered in the Theses and Dissertations Database of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), and fifteen articles registered in the SciELO database. From this study, we found that the themes are varied but the predominant methodology is qualitative, the highlighted technique for gathering data was: interviews, testimonies, observations and the base epistemological matrices receive the Phenomenological contribution, the Historic-Cultural and Psychoanalysis reference.

Keywords: Playfulness; Teaching Practice; Learning.


 

Biografia do Autor

Rosana Carla Gonçalves Gomes Cintra, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Pedagogia com habilitação em administração escolar, pela FUCMAT, atualmente, Universidade Católica Dom Bosco (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (1999) orientador Profº Drº Eduardo José Manzine e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, orientadora Profª Drª Helena Katz. Atualmente é professora associado 1 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul,departamento de educação-CCHS, Professora e Orientadora do Mestrado e Doutorado em Educação da UFMS, na Linha de Pesquisa Educação, Psicologia e Prática Docente e também do Programa de Mestrado em Educação Social da UFMS Campus do Pantanal em Corumbá, na Linha de Pesquisa Formação Docente e Diversidade.Tem experiência na área de Educação Infantil Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, Arte - educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem,Prática Docente.Autora do livro "Educação especial X dança: um diálogo possível", indicado ao Prêmio Jabuti em 2002 na categoria Educação e Psicologia, pela Câmara Literária do Rio de Janeiro, e do livro Tempos e Contratempos no Espaço da Educação Infantil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Múltiplas Linguagens -GEPEMULT, cadastrado no CNPQ.Coordenadora da Pós-Graduação em Educação Infantil MEC-SEB-UFMS no Pólo de Coxim. Coordenadora do Projeto Unika Dança UFMS desde 2005.Foi Diretora do Campus de Coxim da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. CPCX-UFMS no período de 2006 a 2009.

Downloads

Publicado

2015-01-27

Como Citar

Cintra, R. C. G. G. (2015). Ludicidade e prática docente na educação da criança: estado da arte. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 6(11), 84–96. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/228