ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Carlos Silva Universidade doMinho
  • Helena dos Santos Felicio Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Conhecimento escolar, rocesso de ensino e aprendizagem, saberes da docência, formação inicial de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo compreender as percepções de acadêmicos, futuros professores, sobre o processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, sobre os conhecimentos necessários à prática pedagógica. Neste sentido, problematiza-se de forma breve questões relacionadas com o conhecimento escolar, o ensino e aprendizagem e os saberes docentes. A partir de um exercício didático desenvolvido com acadêmicos nos contextos universitários português e brasileiro, buscou-se compreender essas percepções no sentido de levar os estudantes a tomarem consciência da necessidade de sistematizar conhecimentos necessários para a compreensão dos processos de ensino e aprendizagem, e dos saberes docentes requeridos para enfrentar com sucesso esse processo. Finalmente, evidenciamos a importância de um projeto integrado no processo de formação inicial de professores, refutando a justaposição de saberes mais ou menos especializados, que no âmago não contribuem para a ação fundamental do professor: a mobilização fundamentada desses conhecimentos para os processos de ensino e de aprendizagem.

 

Biografia do Autor

Carlos Silva, Universidade doMinho

Mestrado em Educação, com especialidade em Desenvolvimento Curricular (Universidade do Minho); Doutorado em Educação - Estudos da Criança, área de conhecimento de Currículo e Supervisão em Educação Básica. É professor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologias Educativas no Instituto de Educação da Universidade do Minho; pesquisador na área de desenvolvimento curricular na Educação Básica, processos de integração curricular e inovação educativa e formação inicial e continuada de professores

Helena dos Santos Felicio, Universidade Federal de Alfenas

Doutora em Educação pela (PUC-SP); possui Pós-Doutorado em Educação: Estudos da Criança (Universidade do Minho - Portugal). É professora no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas; Coordenadora da Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Alfenas; pesquisadora da área de desenvolvimento curricular e formação de professores.

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Silva, C., & Felicio, H. dos S. (2018). ENTRE O CONHECIMENTO ESCOLAR, OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, E OS SABERES DOCENTES: UMA EXPERIÊNCIA LUSO-BRASILEIRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 357–379. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/716