A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Amanda Chiaradia Magalhães, Thays Alexandre Salles, Vanessa Cristina Girotto

Resumo


Este trabalho é recorte do resultado de pesquisas com ações de formação continuada, docência e investigações de mestrado em Educação na vertente dialógica (AUBERT et al. 2008; FLECHA 1997). A investigação em torno do processo de formação continuada dos docentes (CANDAU, 1988; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 1994) se deu a partir da oferta de um Curso de extensão via plataforma Moodle. A metodologia utilizada foi pautada na vertente comunicativa de investigação (GÓMEZ et al. 2006) com técnicas de coleta e registros dos dados em diário de campo, grupos de discussões comunicativos e os fóruns virtuais. Os dados foram analisados intersubjetivamente entre pesquisadoras e sujeitos e apontam para a necessidade de ações direcionadas à ampliação das discussões em torno de uma formação de professores mais dialógica. 


Palavras-chave


Formação Continuada; Aprendizagem Dialógica; Tecnologias na Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA