A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Amanda Chiaradia Magalhães Universidade Federal de Alfenas
  • Thays Alexandre Salles Universidade Federal de Alfenas
  • Vanessa Cristina Girotto Universidade Federal de Alfenas

Palavras-chave:

Formação Continuada, Aprendizagem Dialógica, Tecnologias na Educação

Resumo

Este trabalho é recorte do resultado de pesquisas com ações de formação continuada, docência e investigações de mestrado em Educação na vertente dialógica (AUBERT et al. 2008; FLECHA 1997). A investigação em torno do processo de formação continuada dos docentes (CANDAU, 1988; PIMENTA, 2002; LIBÂNEO, 1994) se deu a partir da oferta de um Curso de extensão via plataforma Moodle. A metodologia utilizada foi pautada na vertente comunicativa de investigação (GÓMEZ et al. 2006) com técnicas de coleta e registros dos dados em diário de campo, grupos de discussões comunicativos e os fóruns virtuais. Os dados foram analisados intersubjetivamente entre pesquisadoras e sujeitos e apontam para a necessidade de ações direcionadas à ampliação das discussões em torno de uma formação de professores mais dialógica. 

Biografia do Autor

Amanda Chiaradia Magalhães, Universidade Federal de Alfenas

Pedagoga e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Realizou suas pesquisas com ênfase nas seguintes áreas: leitura dialógica, tertúlia literária dialógica, formação docente e biblioteca escolar. Atualmente é professora concursada na rede municipal de Alfenas/MG.

Thays Alexandre Salles, Universidade Federal de Alfenas

Pedagoga e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), realizando pesquisas na área de Gestão Democrática Dialógica; Comunidades de Aprendizagem. Atualmente é professora concursada no município de Alfenas/MG.

Vanessa Cristina Girotto, Universidade Federal de Alfenas

Mestre (2007) e Doutora (2011) em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é docente do quadro efetivo de professores do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas-MG (UNIFAL-MG). Coordena e desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de Aprendizagem Dialógica. 

Downloads

Publicado

2018-07-01

Como Citar

Magalhães, A. C., Salles, T. A., & Girotto, V. C. (2018). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NA VERTENTE DIALÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 401–423. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/718