O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira

Autores

  • Daiane Natalia Schiavon Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Surdez, inclusão escolar, práticas pedagógicas, educação especial.

Resumo

O presente trabalho investigou o processo de inclusão de crianças surdas em classe comum, caracterizando as ações comunicativas adotadas pelos professores e a efetividade dos processos comunicativos entre os mesmos. Constituiu-se numa pesquisa de caráter qualitativo e teve, como objeto de estudo, a análise de duas díades, constituídas por professor e aluno. Desenvolveu-se em duas escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal de uma cidade do interior paulista. Foi aplicado aos docentes um questionário constituído por reflexões sobre sua prática pedagógica. Os resultados apontaram que os educadores devem estar próximos aos alunos, fazendo adaptações e estruturando estratégias comunicativas e pedagógicas para cada um, além da necessidade de uma formação continuada dos professores que atuam com estes alunos.

Palavras-chave: Surdez; inclusão escolar; práticas pedagógicas, educação especial.

 

Deaf students and school inclusion: an analyses of teaching practices of 1ST-year Elementary Education Teachers at a Brazilian School

Abstract: This paper investigated the process of deaf children’s inclusion in regular classes, describing the communicative actions adopted by teachers and the effectiveness of communicative processes between them. The research was qualitative and the study object was the analysis of two teacher-student pairs. It was conducted at two city-run elementary education schools in a city of State of São Paulo. The teachers responded to a survey comprising reflections on their teaching practice. The results showed that they must be close to their students, making adaptations and structuring communicative and teaching strategies for each student, and that a continuing training for teachers who teach these students is needed.

Keywords: Deafness. School inclusion. Teaching practices. Special education

Biografia do Autor

Daiane Natalia Schiavon, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/FCLAr em parceria com a Universidad "Alcalá de Henares" - Espanha (estágio doutoral). Mestre em Educação Escolar pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia pela Unesp/FC. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR/PR e em Práticas Educacionais Inclusivas pela UNESP/FC. Atualmente realiza Pós-Doutorado em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica Educação Especial - GEPEB-EDESP (UNESP - FCLAr) e do grupo de pesquisa IDE da "Universidad de Alcalá" (Espanha). Trabalha principalmente com pesquisas científicas na área de Educação Especial, Inclusão, surdez, bibliometria e pesquisa científica.

Downloads

Publicado

2019-04-01

Como Citar

Schiavon, D. N. (2019). O aluno surdo e a inclusão escolar: uma análise das práticas pedagógicas de professores do Primeiro Ano do Ensino Fundamental em uma escola brasileira. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 10(22), 585–599. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/769