A importância de ensinar Embriologia Humana no Ensino Médio: uma análise de livros didáticos de Biologia recomendados pelo PNLD 2018

Lidiane de Fátima de Oliveira Souza, Carlos Alberto Sanches Pereira, Marcelle Alves Carvalho, Ana Paula Cunha Pereira

Resumo


O presente estudo propõe uma análise da abordagem de Embriologia Humana nos dez livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, aprovados e recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2018, a partir da perspectiva teórico-didática e metodológica. Os métodos elencados para tal análise foram fundamentados nos seguintes critérios: delineamento prévio; categorização de análise dos livros didáticos; apreciação, expressão dos resultados e interpretação. Os resultados apontam que a maior parte dos livros abordam adequadamente os conteúdos de Embriologia Humana, adotando métodos didáticos pertinentes. Contudo, alguns dos livros didáticos apresentam pontos que precisam ser reavaliados quanto ao enfoque do ensino de Embriologia Humana. Conclui-se que as obras analisadas fornecem fundamento teórico metodológico, onde se destaca o direcionamento de recursos e caminhos alternativos que incrementam a prática pedagógica.

Palavras chave: Embriologia Humana. Ensino de Biologia. Livro didático.

 

Abstract: Human Embryology is the study of all phases of the human being’s embryonic development, from the zygote to birth. The teaching of this subject matter in High School is still based on textbooks, which often provides a restricted and non-contextualized explanation of the content. Thus, the objective of the study is to analyze the Human Embryology contents in the books commonly used for the teaching of Biology in High School considering the adequacy of their contents and teaching methods. To do so, five books by renowned authors were selected and recommended in the National Book Program for High School. The results show that the textbooks present aspects that need to be reassessed and, on the other hand, point to new resources and alternative paths that improve teaching practice.

Keywords: Human embryology.Teaching. Textbook


Palavras-chave


Embriologia Humana; Ensino; Livro didático.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA