Engajamento estudantil na educação superior
Palavras-chave:
Engajamento estudantil, Relação professor-estudante, Educação Superior.Resumo
O artigo, resultado de pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, teve como objetivo analisar como vem sendo tratado o tema engajamento estudantil na Educação Superior nos últimos seis anos. A partir dos descritores ‘engajamento estudantil’, ‘compromiso estudiantil’ e ‘student engagement’, os resultados revelaram que o engajamento está voltado para diferentes aspectos de permanência e êxito na formação universitária como: motivações para persistir nos estudos, tais como o prazer com o desafio intelectual vivenciado; o bom relacionamento com colegas e professores; a satisfação com a organização do curso e sua infraestrutura; a boa percepção sobre as perspectivas futuras de carreira. O artigo sinaliza para a necessidade de estudos que aprofundem sobre o impacto da relação professor-estudante para o engajamento estudantil.
Palavras-chave: Engajamento estudantil. Relação professor-estudante. Educação Superior
Student engagement in Higher Education
Abstract: The article is the result from a qualitative state-of-the-art research project and aimed to analyze how student engagement in Higher Education has been addressed in the last six years. Based on descriptors “engajamento estudantil”, “student commitment” and “student engagement”, the results revealed that engagement is focused on different aspects of permanence and success in university education, as follows: stimulation to pursue studies, such as the pleasure from the intellectual challenge experienced, the good relationship with colleagues and teachers, the satisfaction with the program organization and its infrastructure, and the good perception about future career prospects. The article points to the need for further studies about the impact of the teacher-student relationship on student engagement.
Keywords: Student Engagement. Teacher-student relationship. Higher education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.