Engajamento estudantil na educação superior

Alexsandra de Santana Soares Silva, Marinalva Lopes Ribeiro

Resumo


O artigo, resultado de pesquisa qualitativa do tipo Estado da Arte, teve como objetivo analisar como vem sendo tratado o tema engajamento estudantil na Educação Superior nos últimos seis anos. A partir dos descritores ‘engajamento estudantil’, ‘compromiso estudiantil’ e ‘student engagement’, os resultados revelaram que o engajamento está voltado para diferentes aspectos de permanência e êxito na formação universitária como: motivações para persistir nos estudos, tais como o prazer com o desafio intelectual vivenciado; o bom relacionamento com colegas e professores; a satisfação com a organização do curso e sua infraestrutura; a boa percepção sobre as perspectivas futuras de carreira. O artigo sinaliza para a necessidade de estudos que aprofundem sobre o impacto da relação professor-estudante para o engajamento estudantil.

Palavras-chave: Engajamento estudantil. Relação professor-estudante. Educação Superior

 

Student engagement in Higher Education

Abstract: The article is the result from a qualitative state-of-the-art research project and aimed to analyze how student engagement in Higher Education has been addressed in the last six years. Based on descriptors “engajamento estudantil”, “student commitment” and “student engagement”, the results revealed that engagement is focused on different aspects of permanence and success in university education, as follows: stimulation to pursue studies, such as the pleasure from the intellectual challenge experienced, the good relationship with colleagues and teachers, the satisfaction with the program organization and its infrastructure, and the good perception about future career prospects. The article points to the need for further studies about the impact of the teacher-student relationship on student engagement.

Keywords: Student Engagement. Teacher-student relationship. Higher education.


Palavras-chave


Engajamento estudantil; Relação professor-estudante; Educação Superior.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA