Obviedades não óbvias da Educação: entre socialização e rebeldia
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1032Palavras-chave:
Ensaio. Escola. Aprendizagem.Resumo
Para aprender, o estudante precisa exercitar “atividades de aprendizagem”, como ler, estudar, elaborar, pesquisar, fundamentar, todas autorais, não instrucionistas. Aprendizagem não provém de aula, porque esta é mediação externa, não sendo possível “causar”, de fora, de cima, a aprendizagem do estudante. O papel do professor é organizar tais atividades em projetos longos de pesquisa, nos quais aulas de 45 minutos não fazem qualquer sentido. Escola realmente voltada para a aprendizagem do estudante tem formato completamente diverso, não é um monte de salas de aula, mas uma comunidade de aprendizagem dedicada a garantir ao estudante o direito de aprender como autor.
Palavras- chave: Ensaio. Escola. Aprendizagem.
Referências
BACICH, L. & MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Penso, Porto Alegre, 2018.
BID - ELACQUA, G., HINCAPIÉ, D., VEGAS E., ALFONSO, M. Profissão Professor na América Latina – Por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo? BID, N.Y., 2018. Disponível em: < https://publications.iadb.org/handle/11319/8953>
BOEHM, C. Hierarchy in the Forest - The evolution of egalitarian behavior. Harvard University Press, Massachusetts, 1999.
BOEHM, C. Moral Origins – The evolution of virtue, altruism, and shame. Basic Books, N.Y, 2012.
BOURDIEU, P. & PASSERON, J.C. A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema educativo. Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1975.
BOURDIEU, P. A Distinção - Crítica social do julgamento. Edusp, São Paulo, 2007.
CARNOY, M., JACOBSEN, R., MICHAEL, L., ROTHSTEIN, R. The Charter School Dust-up: Examining the evidence on enrollment and achievement. NY College Press, 2005.
COSTANDI, M. Neuroplasticity. The MIT Press, Cambridge, 2016.
Crowley, K., Pierroux, P., Knutson, K. Informal Learning in Museums. The Cambridge Handbook of the Learning Sciences, 2014, p. 461-478.
DALGLEISH, T. Lifting it off the page: An oral portrait or OU people 1995. The Open U.,1995
DEMO, P. Aprender como autor. Gen, São Paulo, 2015.
DEMO, P. Educação emancipatória precisa de educação científica, 2017. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vSwjZIox-8idUZ2HmpxG--oFZNOpomKyNLZGcKjZ_VQfyBy9y8ApLqYnsdi4z5Bnw/pub>
DEMO, P. Atividades de aprendizagem – Sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. SED/Gov. MS, Campo Grande, 2018. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1FKskDCxNB422PVhrjrDjD48S4cjsb77-/view>
DEMO, P. Conhecimento e emancipação – Pretensões humanas (divinas), 2018a. Disponível em:<https://docs.google.com/document/d/1K_fSUtnMA4DOWtH4MAOZo_GMY-va017rW_pZOw1uka0/edit>
DEMO, P. Direitos Humanos supremacistas à brasileira – De como fabricar cidadanias privilegiadas, 2019. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1q9IkToL5jPHSSfEXbJa8DAy8n-KWORjM/view>
DEMO, P. 2019a. Igualitarismo e suas polêmicas – Disponível em:<https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vS7LdEt-Xq_lxoEEwPbjXF5TM0fxJ3HwDAq4B_I8Ulg85m-jMNsZ7jMkfChHXBEI-Oko_6pBlADIHII/pub>
DEMO, P. 2019b. Resistências “federais” à EaD. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1bdO3v_nF24Hb1U-5HqiSoCEIFForihjK/view>
DEMO, P. Em nome do nada, amém! 2020. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/182RhCgiaid1rnSPL7exQyzre_2kBR6mq/view
DEMO, P. Pedagogia como engenharia – para sair da rotina escolar, 2020a. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1eF1U2ShapTLQe1blcrZoToIpgriYNzf_/view
DEMO, P. Por que “amo, logo existo” é quiçá mais importante que “penso, logo existo”?, 2020b. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/10Mu0yfsrEqacB848FnZU5hz6CigLa3cx/view
DEMO, P. Aprender com suporte digital – Atividades autorais digitais, 2020c. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1eyB_EJS-20fMQ73QIyZxx_8qbvT577aO/view
FARIA, I.V. (Org.). Descolonizando a Academia. Curitiba: CRV, 2020.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir - História da violência nas prisões. Vozes, Petrópolis, 1977.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1977.
HARARI, Y.N. Sapiens: A brief history of humankind. Harper, London, 2015.
HARARI, Y.N. Homo Deus – A brief history of tomorrow. Harper, London, 2017.
HARDING, S. Is Science Multicultural? Postcolonialisms, feminisms, and epistemologies. Indiana University Press, Bloomington and Indianapolis, 1998.
HARDING, S. Science and Social Inequality - Feminist and postcolonial issues. Univ. of Illinois Press, Illinois, 2006.
HARDING, S. The Postcolonial Science and Technology Studies Reader. Duke University Press Books, Durham, 2011.
HARDING, S. Objectivity and diversity: Another logic of scientific Research. U. of Chicago Press, 2015.
HORN, J. & WILBURN, D. The Mismeasure of Education. IAP, Charlotte, 2013.
JACKS, L.P. Education through recreation. Harper and Brothers. N.Y., 1932
JOHNSON, G.E. Education through recreation Cleveland Foundation, Ohio, 1916.
LINN, M.C. & EYLON. B.-S. Science Learning and Instruction – Taking advantage of technology to promote knowledge integration. Routledge, N.Y., 2011
LUBIENSKI, C.A. & LUBIENSKI, S.T.The Public School Advantage: Why Public Schools Outperform Private Schools. University of Chicago Press, Chicago., 2013
Mead, G.H. The relation of play to education. University Record 1:141-145, 1896.
MEANS, B., TOYAMA, Y., MURPHY, R. et alii. Evaluation of evidence-based practices in online learning: A meta-analysis and review of online learning studies. U.S., 2010 Department of Education. Disponível em:<https://www2.ed.gov/rschstat/eval/tech/evidence-based-practices/finalreport.pdf
NEUROBONKERS, Free courses provided by Harvard, MIT, Berkeley, Stanford, Princeton, Duke, Johns Hopkins, Edinburgh, U. Penn, U. Michigan, U. Virginia, U. Washington, 2012. Disponível em:<http://neurobonkers.com/2012/08/02/the-single-biggest-change-in-the-way-we-learn-since-the-printing-press/
PACHECO, J. Aprender em Comunidade. SM, São Paulo, 2014.
PERRY, W. The Open University. Proceedings of the Royal Institution of Great Britain 44(203):95-112, 1971.
PIKETTY, T. Capital and Ideology. Harvard U. Press, 2020.
PINKER, S. The Blank Slate: The Modern Denial of Human Nature. Penguin, New York, 2002.
PINKER, S. The Better Angels of Our Nature: Why Violence Has Declined. Viking Adult, N.Y, 2011.
Pinker, S. Enlightenment Now: The case for reason, science, humanism, and progress. Viking, N.Y., 2018
POPKEWITZ, T.S. Lutando em Defesa da Alma – A política do ensino e a construção do professor. ARTMED, Porto Alegre, 2001.
PURVIS, J.Some problems of teaching and learning within the Open University. Educational Research 21(3):163-177. 1979.
RASMUSSEN, D.C. The infidel and the professor: David Hume, Adam Smith, and the friendship that shaped modern thought. Princeton U. Press, 2018.
Rogoff, B., Callanan, M., Gutiérrez, K.D., Erickson, F. The Organization of Informal Learning. Review of Research in Education 40:356-401, 2016.
SLOTTA, J.D. & LINN, M.C. Wise Science – Web-based inquiry in the classroom. Teachers College Press, N.Y., 2009.
SWAIN, H. Will university campuses soon be “over”?. The Guardian Oct. 1, 2012.
ULLAH, S., BODROGI, A., CRISTEA, O., JOHNSON, M., MCALISTER, V.C. Learning surgically oriented anatomy in a student-run extracurricular club: an education through recreation initiative. Anatomical Science Education 5(3):165-70, 2012.
WAAL, F. The bonobo and the atheist: In search of humanism among the primates. W.W. Norton & Company, N.Y. , 2017.
WAAL, F. Mama's last emotion: Animal emotions and what they tell us about ourselves. W.W. Norton & Company, Kindle Edition, 2019.
WAAL, Frans de.Chimpanzee Politics – Power and sex among apes. The John Hopkins University Press. Baltimore, 2000.
ZHAO, Y. Who is afraid of the big bad dragon: Why China has the best (and the worst) education system in the world. Jossey-Bass, San Francisco, 2014.
ZHAO, Y. What works may hurt – Side effects in education. Teachers College Press, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.