Obviedades não óbvias da Educação: entre socialização e rebeldia

Autores

  • Renan Antônio da Silva Centro Universitário do Sul de Minas e Universidade Federal do Amazonas
  • Pedro Demo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1032

Palavras-chave:

Ensaio. Escola. Aprendizagem.

Resumo

Para aprender, o estudante precisa exercitar “atividades de aprendizagem”, como ler, estudar, elaborar, pesquisar, fundamentar, todas autorais, não instrucionistas. Aprendizagem não provém de aula, porque esta é mediação externa, não sendo possível “causar”, de fora, de cima, a aprendizagem do estudante. O papel do professor é organizar tais atividades em projetos longos de pesquisa, nos quais aulas de 45 minutos não fazem qualquer sentido. Escola realmente voltada para a aprendizagem do estudante tem formato completamente diverso, não é um monte de salas de aula, mas uma comunidade de aprendizagem dedicada a garantir ao estudante o direito de aprender como autor.

Palavras- chave: Ensaio. Escola. Aprendizagem.

Biografia do Autor

Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas e Universidade Federal do Amazonas

Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Professor e Pesquisador Visitante no Programa de Pós - Graduação em Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador Colaborador Júnior junto ao Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília - UnB. Pós - Doutor pelos seguintes Programas: Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela University of Warwick (Reino Unido),  Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha), Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Coruña (Espanha),  Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), História pela Universidade de Évora (Portugal) e em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor  em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Editor Colaborador nos Periódicos Temas em Educação e Saúde , DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (UNESP) e  Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco -  José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e  Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra  Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane -  Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Líder no Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional e Formação Docente e Discente - GPEPFDD (UNIS/MG).Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA - UNESP). Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, liderado pela Profa. Dra. Jaqueline Moll. Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield).  Pesquisador no  Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Pesquisador Associado em dois projetos na  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Consultor no United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO).  Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 100 artigos científicos, capítulos de livros, 08 livros e organizou outras 8 obras. Escreve e pesquisa ao lado dos renomados professores Dra. Maria Cecília de Souza Minayo e Dr. Pedro Demo. Recebeu diversos prêmios e honrarias (Títulos de Cidadania). Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Científico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Avaliador Ad Hoc em 36 revistas científicas, destacando os  seguintes  periódicos:  Educação e Pesquisa USP, Revista Ciência & Saúde Coletiva  Fiocruz e Educational Philosophy and Theory. Membro e avaliador na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Pedro Demo, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros. Pesquisador 1B CNPq.

Referências

BACICH, L. & MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora. Penso, Porto Alegre, 2018.

BID - ELACQUA, G., HINCAPIÉ, D., VEGAS E., ALFONSO, M. Profissão Professor na América Latina – Por que a docência perdeu prestígio e como recuperá-lo? BID, N.Y., 2018. Disponível em: < https://publications.iadb.org/handle/11319/8953>

BOEHM, C. Hierarchy in the Forest - The evolution of egalitarian behavior. Harvard University Press, Massachusetts, 1999.

BOEHM, C. Moral Origins – The evolution of virtue, altruism, and shame. Basic Books, N.Y, 2012.

BOURDIEU, P. & PASSERON, J.C. A Reprodução - Elementos para uma teoria do sistema educativo. Francisco Alves, Rio de Janeiro, 1975.

BOURDIEU, P. A Distinção - Crítica social do julgamento. Edusp, São Paulo, 2007.

CARNOY, M., JACOBSEN, R., MICHAEL, L., ROTHSTEIN, R. The Charter School Dust-up: Examining the evidence on enrollment and achievement. NY College Press, 2005.

COSTANDI, M. Neuroplasticity. The MIT Press, Cambridge, 2016.

Crowley, K., Pierroux, P., Knutson, K. Informal Learning in Museums. The Cambridge Handbook of the Learning Sciences, 2014, p. 461-478.

DALGLEISH, T. Lifting it off the page: An oral portrait or OU people 1995. The Open U.,1995

DEMO, P. Aprender como autor. Gen, São Paulo, 2015.

DEMO, P. Educação emancipatória precisa de educação científica, 2017. Disponível em: <https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vSwjZIox-8idUZ2HmpxG--oFZNOpomKyNLZGcKjZ_VQfyBy9y8ApLqYnsdi4z5Bnw/pub>

DEMO, P. Atividades de aprendizagem – Sair da mania do ensino para comprometer-se com a aprendizagem do estudante. SED/Gov. MS, Campo Grande, 2018. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1FKskDCxNB422PVhrjrDjD48S4cjsb77-/view>

DEMO, P. Conhecimento e emancipação – Pretensões humanas (divinas), 2018a. Disponível em:<https://docs.google.com/document/d/1K_fSUtnMA4DOWtH4MAOZo_GMY-va017rW_pZOw1uka0/edit>

DEMO, P. Direitos Humanos supremacistas à brasileira – De como fabricar cidadanias privilegiadas, 2019. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1q9IkToL5jPHSSfEXbJa8DAy8n-KWORjM/view>

DEMO, P. 2019a. Igualitarismo e suas polêmicas – Disponível em:<https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vS7LdEt-Xq_lxoEEwPbjXF5TM0fxJ3HwDAq4B_I8Ulg85m-jMNsZ7jMkfChHXBEI-Oko_6pBlADIHII/pub>

DEMO, P. 2019b. Resistências “federais” à EaD. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1bdO3v_nF24Hb1U-5HqiSoCEIFForihjK/view>

DEMO, P. Em nome do nada, amém! 2020. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/182RhCgiaid1rnSPL7exQyzre_2kBR6mq/view

DEMO, P. Pedagogia como engenharia – para sair da rotina escolar, 2020a. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1eF1U2ShapTLQe1blcrZoToIpgriYNzf_/view

DEMO, P. Por que “amo, logo existo” é quiçá mais importante que “penso, logo existo”?, 2020b. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/10Mu0yfsrEqacB848FnZU5hz6CigLa3cx/view

DEMO, P. Aprender com suporte digital – Atividades autorais digitais, 2020c. Disponível em:<https://drive.google.com/file/d/1eyB_EJS-20fMQ73QIyZxx_8qbvT577aO/view

FARIA, I.V. (Org.). Descolonizando a Academia. Curitiba: CRV, 2020.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir - História da violência nas prisões. Vozes, Petrópolis, 1977.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1977.

HARARI, Y.N. Sapiens: A brief history of humankind. Harper, London, 2015.

HARARI, Y.N. Homo Deus – A brief history of tomorrow. Harper, London, 2017.

HARDING, S. Is Science Multicultural? Postcolonialisms, feminisms, and epistemologies. Indiana University Press, Bloomington and Indianapolis, 1998.

HARDING, S. Science and Social Inequality - Feminist and postcolonial issues. Univ. of Illinois Press, Illinois, 2006.

HARDING, S. The Postcolonial Science and Technology Studies Reader. Duke University Press Books, Durham, 2011.

HARDING, S. Objectivity and diversity: Another logic of scientific Research. U. of Chicago Press, 2015.

HORN, J. & WILBURN, D. The Mismeasure of Education. IAP, Charlotte, 2013.

JACKS, L.P. Education through recreation. Harper and Brothers. N.Y., 1932

JOHNSON, G.E. Education through recreation Cleveland Foundation, Ohio, 1916.

LINN, M.C. & EYLON. B.-S. Science Learning and Instruction – Taking advantage of technology to promote knowledge integration. Routledge, N.Y., 2011

LUBIENSKI, C.A. & LUBIENSKI, S.T.The Public School Advantage: Why Public Schools Outperform Private Schools. University of Chicago Press, Chicago., 2013

Mead, G.H. The relation of play to education. University Record 1:141-145, 1896.

MEANS, B., TOYAMA, Y., MURPHY, R. et alii. Evaluation of evidence-based practices in online learning: A meta-analysis and review of online learning studies. U.S., 2010 Department of Education. Disponível em:<https://www2.ed.gov/rschstat/eval/tech/evidence-based-practices/finalreport.pdf

NEUROBONKERS, Free courses provided by Harvard, MIT, Berkeley, Stanford, Princeton, Duke, Johns Hopkins, Edinburgh, U. Penn, U. Michigan, U. Virginia, U. Washington, 2012. Disponível em:<http://neurobonkers.com/2012/08/02/the-single-biggest-change-in-the-way-we-learn-since-the-printing-press/

PACHECO, J. Aprender em Comunidade. SM, São Paulo, 2014.

PERRY, W. The Open University. Proceedings of the Royal Institution of Great Britain 44(203):95-112, 1971.

PIKETTY, T. Capital and Ideology. Harvard U. Press, 2020.

PINKER, S. The Blank Slate: The Modern Denial of Human Nature. Penguin, New York, 2002.

PINKER, S. The Better Angels of Our Nature: Why Violence Has Declined. Viking Adult, N.Y, 2011.

Pinker, S. Enlightenment Now: The case for reason, science, humanism, and progress. Viking, N.Y., 2018

POPKEWITZ, T.S. Lutando em Defesa da Alma – A política do ensino e a construção do professor. ARTMED, Porto Alegre, 2001.

PURVIS, J.Some problems of teaching and learning within the Open University. Educational Research 21(3):163-177. 1979.

RASMUSSEN, D.C. The infidel and the professor: David Hume, Adam Smith, and the friendship that shaped modern thought. Princeton U. Press, 2018.

Rogoff, B., Callanan, M., Gutiérrez, K.D., Erickson, F. The Organization of Informal Learning. Review of Research in Education 40:356-401, 2016.

SLOTTA, J.D. & LINN, M.C. Wise Science – Web-based inquiry in the classroom. Teachers College Press, N.Y., 2009.

SWAIN, H. Will university campuses soon be “over”?. The Guardian Oct. 1, 2012.

ULLAH, S., BODROGI, A., CRISTEA, O., JOHNSON, M., MCALISTER, V.C. Learning surgically oriented anatomy in a student-run extracurricular club: an education through recreation initiative. Anatomical Science Education 5(3):165-70, 2012.

WAAL, F. The bonobo and the atheist: In search of humanism among the primates. W.W. Norton & Company, N.Y. , 2017.

WAAL, F. Mama's last emotion: Animal emotions and what they tell us about ourselves. W.W. Norton & Company, Kindle Edition, 2019.

WAAL, Frans de.Chimpanzee Politics – Power and sex among apes. The John Hopkins University Press. Baltimore, 2000.

ZHAO, Y. Who is afraid of the big bad dragon: Why China has the best (and the worst) education system in the world. Jossey-Bass, San Francisco, 2014.

ZHAO, Y. What works may hurt – Side effects in education. Teachers College Press, 2018.

Downloads

Publicado

2021-03-21

Como Citar

Silva, R. A. da, & Demo, P. . (2021). Obviedades não óbvias da Educação: entre socialização e rebeldia. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 14–31. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1032