Obviedades não óbvias da Educação: entre socialização e rebeldia

Autores/as

  • Renan Antônio da Silva Centro Universitário do Sul de Minas e Universidade Federal do Amazonas
  • Pedro Demo Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1032

Palabras clave:

Ensaio. Escola. Aprendizagem.

Resumen

Para aprender, o estudante precisa exercitar “atividades de aprendizagem”, como ler, estudar, elaborar, pesquisar, fundamentar, todas autorais, não instrucionistas. Aprendizagem não provém de aula, porque esta é mediação externa, não sendo possível “causar”, de fora, de cima, a aprendizagem do estudante. O papel do professor é organizar tais atividades em projetos longos de pesquisa, nos quais aulas de 45 minutos não fazem qualquer sentido. Escola realmente voltada para a aprendizagem do estudante tem formato completamente diverso, não é um monte de salas de aula, mas uma comunidade de aprendizagem dedicada a garantir ao estudante o direito de aprender como autor.

Palavras- chave: Ensaio. Escola. Aprendizagem.

Biografía del autor/a

Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas e Universidade Federal do Amazonas

Pesquisador Titular no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis). Professor e Pesquisador Visitante no Programa de Pós - Graduação em Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador Colaborador Júnior junto ao Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília - UnB. Pós - Doutor pelos seguintes Programas: Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),  Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Marília), História pela University of Warwick (Reino Unido),  Educação pela Universidad de Sevilla (Espanha), Ciências Sociais e do Comportamento pela Universidade da Coruña (Espanha),  Educação pela Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (UESB), Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), História pela Universidade de Évora (Portugal) e em Políticas Públicas pela Universidade de Mogi das Cruzes. Pós - Doutorando em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (UnB). Doutor  em Educação Escolar (2018) pela UNESP/ Araraquara. Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE - Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Editor Colaborador nos Periódicos Temas em Educação e Saúde , DOXA: REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO (UNESP) e  Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco -  José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e  Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra  Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane -  Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Foi Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) com bolsa PNPD/CAPES. Líder no Grupo de Pesquisa em Ensino Profissional e Formação Docente e Discente - GPEPFDD (UNIS/MG).Líder no Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura, Memória e Arte (GPECUMA - UNESP). Pesquisador no Formação Humana Integral na escola básica no Brasil: sujeitos, territórios, dimensões e interfaces, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, liderado pela Profa. Dra. Jaqueline Moll. Pesquisador Convidado no Centre for Citizenship, Conflict, Identity and Diversity (University of Huddersfield).  Pesquisador no  Grupo de Investigación Escritoras y Escrituras - Universidad de Sevilla. Pesquisador Associado em dois projetos na  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Foi Consultor no United Nations Educational, Scientific, and Cultural Organization (UNESCO).  Foi Professor - Visitante na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Publicou mais de 100 artigos científicos, capítulos de livros, 08 livros e organizou outras 8 obras. Escreve e pesquisa ao lado dos renomados professores Dra. Maria Cecília de Souza Minayo e Dr. Pedro Demo. Recebeu diversos prêmios e honrarias (Títulos de Cidadania). Membro editorial em 15 periódicos. Membro do Comitê Científico Nacional da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Qualis A2). Avaliador Ad Hoc em 36 revistas científicas, destacando os  seguintes  periódicos:  Educação e Pesquisa USP, Revista Ciência & Saúde Coletiva  Fiocruz e Educational Philosophy and Theory. Membro e avaliador na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Pedro Demo, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Filosofia - Bom Jesus (1963) e doutorado em Sociologia - Universität Des Saarlandes/Alemanha (1971). Professor titular aposentado da Universidade de Brasília, Departamento de Sociologia. Professor Emérito. Fez pós-doutorado na UCLA/Los Angeles (1999-2000). Tem experiência na área de Política Social, com ênfase em Sociologia da Educação e Pobreza Política. Trabalha com Metodologia Científica, no contexto da Teoria Crítica e Pesquisa Qualitativa. Pesquisa principalmente a questão da aprendizagem nas escolas públicas, por conta dos desafios da cidadania popular. Publicou mais de 100 livros. Pesquisador 1B CNPq.

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Publicado

2021-03-21

Cómo citar

Silva, R. A. da, & Demo, P. . (2021). Obviedades não óbvias da Educação: entre socialização e rebeldia. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 14–31. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1032