Desafios da educação infanto-juvenil: os efeitos da Covid-19
Palavras-chave:
Desafio da Educação. Tecnologia Educacional. Internet. Direitos do Educando.Resumo
Considerando que a gestão escolar, crianças, adolescentes e famílias estão sendo desafiados pelo ensino remoto em decorrência da Covid-19, este artigo tem por objetivo principal discutir sobre os efeitos da pandemia na educação infanto-juvenil. Com este intento foi realizado uma sistematização dos estudos teóricos que se têm debruçado sobre este tema, de maneira a conhecer tais efeitos. Os achados da literatura científica apontam os entraves que a população infanto-juvenil está enfrentando para acompanhar as atividade escolares, entre estes, citam a falta de acesso à internet, ausência de dispositivos eletrônicos, carência de materiais pedagógicos específicos para o contexto do ensino remoto, falta de apoio e acompanhamento dos pais nas atividades acadêmicas, entre outros que desvelam que a pandemia trouxe impactos sociais, bem como educacionais, implicando na violação do direito à educação infanto-juvenis.
Palavras-chave: Desafio da Educação. Tecnologia Educacional. Internet. Direitos do Educando.
Referências
ARAUJO E OLIVEIRA, J.B.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. A Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/
v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0555.pdf.> Acesso em: 20 set 2020.
BEZERRA, C. C. O papel do tutor no ensino a distância. In. OLIANI, G.; MOURA, R. A. (orgs). Educação a distância: gestão e docência. Curitiba: CRV, 2010. p.147-167.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/
constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 10 jun 2020.
BRASIL. Decreto nº 17.943-A, de 12 de outubro de 1927. Dispõe sobre Código de Menores Mello Mattos. Disponível em:<http://www2.camara.leg.br/legin
/fed/decret/1920-1929/decreto-17943-a-12-outubro-1927-501820-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 01 de maio de 2020.
BRASIL. Decreto nº. 9057 de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9057.htm>. Acesso em: 12 jun 2020.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Edição de bolso. Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. 2017.
BRASIL. Lei n° 6.697, de 10 de outubro de 1979. Dispõe sobre o Código de Menores. Disponível em:< http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-6697-10-outubro-1979-365840-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 01 de maio de 2020.
BRASIL. Lei nº. 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03
/leis/l9394.htm>. Acesso em: 04 jul 2020.
BRASIL. Trabalho Infantil: Manual de Atuação do Conselho Tutelar. Ministério Público do Trabalho. Brasília. 2013.
CARDOSO, D. C.; TAKAHASHI, E. K. Experimentação remota em atividades de Ensino Formal: Um estudo a partir de Periódicos Qualis A. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8 n. 2, 2008.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. v.1. 5. ed. In: A era da informação: Economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
COIMBRA, C. M. B. & LEITÃO, M. B. Sá. Das essências às multiplicidades: especialismo psi e produções de subjetividades. Psicologia e Sociedade, 2003. 15 (2), 6-17.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO SEDUC, DE 18-3-2020 – Homologando, com fundamento no § 1º do Artigo 9º, da Lei 10.403, de 6 de julho de 1971, A Deliberação CEE 177/2020.
DUNDER, C. Unicef: 4,8 milhoes de crianças não tem acesso à internet no Brasil. Disponível em: https://noticias.r7.com/educacao/unicef-48-milhoes-de-criancas-nao-tem-acesso-a-internet-no-brasil-14052020. Acesso em: 10 jun 2020.
FERRANDIN, M.; STEPHANI, L. Ferramenta para o ensino de Programação via Internet. SULCOMP. Congresso Sul Brasileiro de Computação. V. 1; 2005.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, A.C. Como elaborar Projeto de Pesquisa. 4.ed. São Paulo, 2002.
ISHIDA, V. K. Estatuto da Criança e do Adolescente: Doutrina e Jurisprudência. 20. ed. Salvador: Juspodivum, 2019.
LENNOX, J. TAULO, W. Three innovative responses to COVID-19 that have removed barriers to learning for the most marginalized, World Education Blog. Disponível em: < https://gemreportunesco.wordpress.com/2020/07/13/ three-innovative-responses-to-covid-19-that-have-removed-barriers-to-learning-for-the-most-marginalised>. Acesso em: 24 set 2020
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Edição 34, 1993.
MELCHERT, C. M. A educação a distância como instrumento de tecnologia social: relações com a educação sociocomuniária. Centro Universitário Salesiano de São Paulo. Dissertação de Mestrado. Americana/SP, 2016.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
MORIN, E. A Religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
MUNDY, K.; HARES, S. Equity-Focused Approaches to Learning Loss during COVID-19, Center for Global Development Blog, 16 April 2020. Disponível em https://www.cgdev.org/blog/equity-focused-approaches-learning-loss-during-covid-19. Acesso em: 10 jun 2020
PRETI, O. Autonomia do aprendiz na educação a distância. In: PRETI, O. (org). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/ IE- UFMT. Brasília: Plano, 2000.
RYE SA, Z. I. Distance education and the complexity of accessing the internet. Open Learning. 23(2), 95–102. DOI: 10,1080/02680510802051897. 2008. São Paulo. Lei nº. 10403/71 de 6 de julho de 1971. Reorganiza o Conselho Estadual de Educação. Disponível em: <https://governo-sp.jusbrasil.com.br/
legislacao/223366/lei-10403-71#:~:text=%C2%A7%201%C2%BA%20% 2D%20O%20mandato%20dos,sobre%20o%20de%20qualquer%20outras>. Acesso em: 22 set 2020.
SILVA, D. da; FRANCO, C. E. de C; AVELINO, D. F. Aplicação da tecnologia de acesso remoto no ensino à distância. Disponível em: <https://www.aedb.
br/seget/arquivos/artigos06/342_Artigo_SeGET_EAD.pdf>. Acesso em: 22 set 2020.
SILVA, J. B.; ALVES, J. B. M.; GIRARDI, M. M. C., A utilização da experimentação remota como suporte a ambientes colaborativos de aprendizagem. International Computer Aided Blended Learning Conference, Florianópolis: 2008.
SILVA, J. B.; ROCHADEL, W.; MARCELINO, R., Utilização de NTIC’s Aplicadas Dispositivos Móveis. IEEE Rita,Vol. 7, Núm. 3, Ago. 2012. ISSN 1932-8540.
SILVA. J.A. da. Curso de direito constitucional positivo. 40ª ed. São Paulo: Malheiros, 2017.
SOFFNER, R. Tecnologias sociais e a educação para a práxis sociocomunitária. 2007. Disponível em: <http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/viewFile/769/640>. Acesso em:
Acesso em: 02 mai 2020.
UNESCO, GEM Report. Disponível em:< https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/ pf0000373718>
UNITED NATIONS. Policy Brief: Education during COVID-19 and beyond. 2020, p. 5-26. Disponível em: < https://www.un.org/
development/desa/dspd/wpcontent/uploads/sites/22/2020/08/sg_policy_brief_covid-19_and_education_august_2020.pdf> Acesso em 24 set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.