Desafios da educação infanto-juvenil: os efeitos da Covid-19

Autores

  • Aparecido Renan Vicente Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara - UNESP http://orcid.org/0000-0003-4417-0880
  • Paola Alves Martins dos Santos Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara - UNESP http://orcid.org/0000-0002-1013-5991
  • Andreza Marques de Castro Leão Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-Unesp. Araraquara – SP http://orcid.org/0000-0002-5037-4882
  • Diene Monique Carlos Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo-SP http://orcid.org/0000-0002-4950-7350

Palavras-chave:

Desafio da Educação. Tecnologia Educacional. Internet. Direitos do Educando.

Resumo

Considerando que a gestão escolar, crianças, adolescentes e famílias estão sendo desafiados pelo ensino remoto em decorrência da Covid-19, este artigo tem por objetivo principal discutir sobre os efeitos da pandemia na educação infanto-juvenil. Com este intento foi realizado uma sistematização dos estudos teóricos que se têm debruçado sobre este tema, de maneira a conhecer tais efeitos. Os achados da literatura científica apontam os entraves que a população infanto-juvenil está enfrentando para acompanhar as atividade escolares, entre estes, citam a falta de acesso à internet, ausência de dispositivos eletrônicos, carência de materiais pedagógicos específicos para o contexto do ensino remoto, falta de apoio e acompanhamento dos pais nas atividades acadêmicas, entre outros que desvelam que a pandemia trouxe impactos sociais, bem como educacionais, implicando na violação do direito à educação infanto-juvenis.

Palavras-chave: Desafio da Educação. Tecnologia Educacional. Internet. Direitos do Educando.

Biografia do Autor

Aparecido Renan Vicente, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara - UNESP

Doutorando em Ciências Biológicas e da Saúde-UFSCar. E-mail: renanvct.psico@yahoo.com

Paola Alves Martins dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"Faculdade de Ciências e Letras - Campus Araraquara - UNESP

Doutoranda em Educação Escolar (FCLAR).

Andreza Marques de Castro Leão, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-Unesp. Araraquara – SP

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara-Unesp. Araraquara – SP.

Diene Monique Carlos, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Paulo-SP

Docente do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da (UFSCar), São Paulo-SP.

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Publicado

2021-03-21

Como Citar

Vicente, A. R., Santos, P. A. M. dos, Leão, A. M. de C., & Carlos, D. M. (2021). Desafios da educação infanto-juvenil: os efeitos da Covid-19. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 386–398. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1034