Ser professor nas representações sociais de docentes iniciantes de Educação Infantil

Autores

  • Laeda Bezerra Machado UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
  • Alanna Tuylla Dantas Figueiredo

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1048

Palavras-chave:

Professor Iniciante. Educação infantil. Representações sociais

Resumo

Este artigo identifica as representações sociais do ser professor construídas por docentes de educação infantil em início de carreira. Como referencial teórico, adotamos a abordagem societal das representações sociais.  O artigo decorre de uma pesquisa qualitativa que envolveu 11 professores de instituições públicas de Recife. Utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com o auxilio do software Alceste. Os resultados indicaram representações sociais do ser professor como um sujeito proativo, que contribui para a formação do cidadão. Os participantes demostram satisfação em realizar um trabalho mediado por brincadeiras e interações com crianças. Eles reconhecem a desvalorização da docência, mas desejam permanecer na profissão. Os resultados sugerem a implementação de políticas públicas que ofereçam maior apoio a esses profissionais.

Biografia do Autor

Laeda Bezerra Machado, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora em Educação, professora Associado, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Programa de Pós-graduação em Educação - Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil. Bolsista em produtividade de Pesquisa do CNPq.  E-mail: laeda01@gmail.com

 

Alanna Tuylla Dantas Figueiredo

Graduanda em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Bolsista de Iniciação científica. Email: lana_figueiredo@hotmail.com 

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Machado, L. B. ., & Figueiredo, A. T. D. (2022). Ser professor nas representações sociais de docentes iniciantes de Educação Infantil . EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(32), 1018–1037. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1048