Ser professor nas representações sociais de docentes iniciantes de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1048Palavras-chave:
Professor Iniciante. Educação infantil. Representações sociaisResumo
Este artigo identifica as representações sociais do ser professor construídas por docentes de educação infantil em início de carreira. Como referencial teórico, adotamos a abordagem societal das representações sociais. O artigo decorre de uma pesquisa qualitativa que envolveu 11 professores de instituições públicas de Recife. Utilizamos como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com o auxilio do software Alceste. Os resultados indicaram representações sociais do ser professor como um sujeito proativo, que contribui para a formação do cidadão. Os participantes demostram satisfação em realizar um trabalho mediado por brincadeiras e interações com crianças. Eles reconhecem a desvalorização da docência, mas desejam permanecer na profissão. Os resultados sugerem a implementação de políticas públicas que ofereçam maior apoio a esses profissionais.
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