Políticas de Ação Afirmativa no contexto escolar: percepções dos estudantes de uma escola pública de Mato Grosso
Palavras-chave:
Políticas Públicas. Educação. Preconceito. Reparação.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar as percepções dos estudantes de uma escola pública mato-grossense sobre políticas de ação afirmativa voltadas ao ingresso de estudantes negros na universidade. Esse estudo descritivo e exploratório ocorreu em 2019 e investigou 54 estudantes do Ensino Médio, período matutino, da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, localizada em Vila Rica/MT. Para coletar dados, foi utilizado um formulário com questões fechadas sobre suas características socioeconômicas, as concepções que possuem sobre políticas afirmativas, racismo e sistema de cotas, bem como as perspectivas de ingresso no Ensino Superior. Verificou-se que ampla maioria já presenciou situações de racismo, menos da metade conhece alguma política de ação afirmativa, menos da metade deles utilizaria política de cotas e as consideram efetivas para o acesso de jovens afrodescendentes no Ensino Superior. Logo, é preciso avançar nessas discussões sobre o assunto.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação. Preconceito. Reparação.
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