Políticas de Ação Afirmativa no contexto escolar: percepções dos estudantes de uma escola pública de Mato Grosso

Autores

  • Domênico dos Santos Médici SEDUC-MT
  • Vitoria da Silva Miranda Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT
  • Marcelo Franco Leão IFMT

Palavras-chave:

Políticas Públicas. Educação. Preconceito. Reparação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as percepções dos estudantes de uma escola pública mato-grossense sobre políticas de ação afirmativa voltadas ao ingresso de estudantes negros na universidade. Esse estudo descritivo e exploratório ocorreu em 2019 e investigou 54 estudantes do Ensino Médio, período matutino, da Escola Estadual Professora Maria Esther Peres, localizada em Vila Rica/MT. Para coletar dados, foi utilizado um formulário com questões fechadas sobre suas características socioeconômicas, as concepções que possuem sobre políticas afirmativas, racismo e sistema de cotas, bem como as perspectivas de ingresso no Ensino Superior. Verificou-se que ampla maioria já presenciou situações de racismo, menos da metade conhece alguma política de ação afirmativa, menos da metade deles utilizaria política de cotas e as consideram efetivas para o acesso de jovens afrodescendentes no Ensino Superior. Logo, é preciso avançar nessas discussões sobre o assunto. 

Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação. Preconceito. Reparação.

Biografia do Autor

Domênico dos Santos Médici, SEDUC-MT

Licenciado em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda UNIFOA (2004/2). Pós-Graduação em Educação Física Escolar. Professor da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (SEDUC).

Vitoria da Silva Miranda, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT

Estudante de Graduação no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Marcelo Franco Leão, IFMT

Doutor em Educação e Ensino de Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Mestre em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (2014). Atua no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Confresa/MT e no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn - IFMT).

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

Médici, D. dos S., Miranda, V. da S. ., & Leão, M. F. . (2021). Políticas de Ação Afirmativa no contexto escolar: percepções dos estudantes de uma escola pública de Mato Grosso. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 680–695. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1052