Grupos de pesquisa: espaços para a internacionalização da Educação Superior

Autores

  • Egeslaine de Nez UFMT
  • Esthefany Alves de Lima UFMT

Palavras-chave:

Internacionalização da educação superior. Grupos de pesquisa. Redes de pesquisa. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e delinear o perfil dos grupos de pesquisa em relação à origem, identidade e configuração das áreas do conhecimento na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Metodologicamente, constituiu-se em um estudo de caso, que parte de uma pesquisa bibliográfica com análise documental. O procedimento na análise dos dados foi a abordagem quali/quantitativa. A relevância científica desta reflexão é proporcionar novas práticas para a consolidação dos grupos e a criação de formas para ampliar as produções científicas, especialmente na proposição dos grupos de pesquisa como espaços de internacionalização da educação superior. Finalmente, o benefício que esta investigação traz à comunidade acadêmica é se transformar no fio condutor de discussões futuras acerca da temática dos grupos e de seus desdobramentos para as redes de pesquisa com vistas à cooperação e/ou colaboração nacional e internacional.

Palavras-chave: Internacionalização da educação superior. Grupos de pesquisa. Redes de pesquisa. Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Biografia do Autor

Egeslaine de Nez, UFMT

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós Doutora pela PUCRS. Professora da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Esthefany Alves de Lima , UFMT

Discente do Curso de Química (Licenciatura plena) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia - Pontal do Araguaia/MT. Membro do Grupo de Estudos sobre Universidade (GEU/Unemat/UFMT). Bolsista da UFMT

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Publicado

2021-09-13

Como Citar

Nez, E. de, & Lima , E. A. de. (2021). Grupos de pesquisa: espaços para a internacionalização da Educação Superior. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(30), 473–489. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1053